Serra: Brasil não está preparado para negociações sofisticadas

O candidato a presidente José Serra (PSDB-PMDB) considera que o Brasil não está preparado para negociações internacionais sofisticadas em comércio. Serra falava sobre a Área de Livre Comércio das Américas ( Alca), durante uma sabatina promovida pelo jornal ?Folha de S. Paulo?  no Teatro Folha, Shopping Pátio Higienópolis, centro da capital paulista.

?O Brasil não está preparado, não para Alca, mas para negociações de comércio sofisticadas?, disse. Para isso, o País precisaria até mesmo definir que setores seriam desprotegidos ou não. ?Em princípio, não desprotegeria nenhum. Só vou desproteger se o ganho que puder obter for mais elevado?, explicou.

Para ele, a Alca vai demorar muito para sair, mas não por causa do Brasil. ?A Alca seria um grande negócio para o País, se Estados Unidos removessem barreiras não-tarifárias. Se for só baixar tarifas, o Brasil perde?, apontou. Serra destacou que os EUA usam outros expedientes – salvaguardas, anti-dumping, cotas – que o Brasil não usa.

Serra afirmou que o Brasil se abriu, totalmente, para bancos estrangeiros. ?Só tem grandes bancos nacionais porque são competitivos?, disse. ?Não sou a favor de desnacionalizar sistema; já está de bom tamanho (número de bancos estrangeiros atuais)?, completou.

O candidato da Coligação PSDB-PMDB a presidente lembrou que, na Argentina, se desnacionalizou o sistema financeiro, houve a crise e os bancos não trouxeram mais dólar, conforme se esperava. ?Não dá para ficar pendurado em banco estrangeiro?, comentou.

Voltar ao topo