Série de encontros vai definir planos estratégicos nas regiões do Paraná

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, anunciou nesta sexta-feira (16) que o Governo do Estado vai realizar em fevereiro, abril e maio de 2006, uma série de encontros com as lideranças paranaenses para debater as propostas e reivindicações que darão forma definitiva aos Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico (PRDE).

Dessa forma, segundo Forte Netto, o governo implanta ?um novo modelo de gestão pública, em que a atuação do Estado como indutor do desenvolvimento trata de forma específica e simultânea os problemas e oportunidades de cada região?.

Fases

As reuniões serão realizadas em Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba com representantes de todos os municípios de cada região. Haverá dois ciclos de encontros nas mesmas cidades. No primeiro, marcado para fevereiro, as reuniões terão caráter interativo, ou seja, a troca de informações, experiências e avaliações sobre o processo de desenvolvimento do Estado e dos seus municípios.

No segundo ciclo, em abril e maio, as reuniões vão sistematizar documento com referência em três cenários – atual, tendencial e desejável. A partir daí serão estabelecidas as normas de ações ?objetivas e imediatas? em busca do desenvolvimento.

Em cada reunião vão ser abordados problemas e caminhos do desenvolvimento regional com base em estatísticas oficiais. A ênfase será dada em questões vitais como geração e distribuição de emprego e renda, infra-estrutura e integração, preservação ambiental, apoio ao empreendedorismo e demandas sociais nas áreas de educação, saúde, saneamento, habitação e segurança.

Melhoria

A proposta central dos PRDE?s é a de melhorar a qualidade de vida da população relacionando as obras e serviços estaduais ao interesse de um conjunto de municípios. ?O governo trabalhando para fazer aquilo para o qual foi eleito: representar o cidadão e os contribuintes da maneira mais satisfatória possível?, disse Forte Netto.

?O planejamento regional não prevê apenas obras e equipamentos, mas também uma atuação que seja coerente e adequada à região em que o município se insere, para que aproveite as vocações e potencialidades locais?.

Aos encontros de desenvolvimento regional serão chamados prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados, dirigentes de associações comerciais, industriais e agrícolas, bem como representantes dos movimentos sociais, das universidades e do terceiro setor.

Voltar ao topo