Dois menores!

Marginais que tocavam o terror durante assaltos a farmácias são presos!

Um grupo de assaltantes de farmácias, suspeito de pelo menos 40 roubos, foi descoberto pela Polícia Civil nesta semana. Três homens e uma mulher são os suspeitos de, num período de três meses, fazer a limpa nos caixas e até mesmo nos cofres das farmácias da mesma rede, que ficam em Curitiba. Em alguns casos, até mulher grávida participava dos roubos e adolescentes também eram usados para as ações.

O delegado Emmanoel David contou que a própria rede de farmácias procurou a polícia. “Nos trouxeram as imagens, que nos ajudaram na identificação. Só no período de junho, julho e agosto, foram pelo menos 40 ações em Curitiba, mas suspeitamos ainda que também tenham agido na região metropolitana”, disse.

Com as imagens, os policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) começaram a investigar e foram, pouco a pouco, chegando ao grupo que usava as farmácias como um verdadeiro caixa eletrônico. Segundo o delegado, em um dos assaltos, a esposa de um dos se passou por funcionária. “Ela tirou o uniforme de uma das atendentes do caixa e se passou por funcionária para não levantar suspeitas dos clientes até mesmo da polícia que poderia passar por lá”, detalhou o delegado.

Gangue presa

O primeiro suspeito a ser preso foi Felipe Bonfim de Souza, de 21 anos. Ele foi autuado em flagrante depois de roubar uma farmácia na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, no dia 18 de junho. Segundo a polícia, Felipe praticou o roubo acompanhado de um garoto, menor de idade, que acabou apreendido e encaminhado à Delegacia do Adolescente.

Outros dois suspeitos, Guilherme Sander Araújo dos Santos, de 21, e Victor Manuel Capstrano, 18, teriam investido contra dezenas de farmácias. Em um único dia (30 de julho) a dupla foi flagrada por câmeras de segurança roubando três estabelecimentos da mesma rede.

Guilherme foi preso junto com Jean Marcelo Gomes, 25, na última sexta-feira (17), na Rua Luís Sebastião Baldo, no bairro Alto Maracanã, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Victor Manuel Capstrano continua foragido. Outra suspeita, Daiana Paulina de Lima, 27, se apresentou espontaneamente na delegacia e também teve o mandado de prisão cumprido.

Com exceção de Daiana, todos os envolvidos com o grupo já tinham algum tipo de crime no histórico. Guilherme já respondeu por tráfico de drogas e receptação, Victor foi apreendido por roubo quando adolescente. Felipe respondeu por roubo, receptação e corrupção de menores e Jean já foi preso por roubo agravado, furto qualificado e corrupção de menores.

Preparados, mas nem tanto

Conforme o delegado, o grupo era bem preparado, mas não foram tão espertos. “Agiam, segundo as vítimas, armados, mas só não foram espertos porque, dos 40 roubos, todos eles foram registrados pelas câmeras de segurança. Todos foram reconhecidos e descobrimos que dois menores agiam junto, um deles já foi apreendido e uma adolescente ainda não foi encontrada”.

Para a polícia, os assaltos às farmácias costumam ser mais rotineiros porque os bandidos encontram facilidade. “Reparamos até que costumam migrar de um estabelecimento para o outro, a partir do momento que as empresas começam a reforçar a segurança”, avaliou o delegado, destacando a importância das câmeras de monitoramento. “As imagens podem facilitar e muito no trabalho de investigação policial, principalmente quando os bandidos não levam aparelhos ou veículos que possuem rastreador, isso é uma forma de identifica-los bem mais rapidamente”.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Atiradores de bicicleta disparam contra dois homens à noite e um deles morre