Estratégia pro crime!

Presa quadrilha suspeita de roubar caminhões em Curitiba e enviá-los pro exterior

Uma quadrilha especializada em roubo de caminhões foi desmantelada pelas equipes da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). Três homens e uma mulher foram presos suspeitos de participação no esquema criminoso que levava prejuízo a vários caminhoneiros. Com eles, um caminhão, avaliado em R$ 150 mil, foi recuperado.

+Leia mais! Filho de candidato a deputado é assassinado na RMC. Pai diz que crime foi pra atingi-lo!

De acordo com as investigações, o grupo roubava os veículos em Curitiba e levava os caminhões para a Bolívia. Além dos quatro presos, uma adolescente foi apreendida e outras duas pessoas que integram a associação criminosa foram identificadas e estão sendo procuradas.

As investigações preliminares apontaram que os crimes de roubos dos caminhões podem estar diretamente ligados ao tráfico internacional de drogas. “Ainda assim, o que sabemos por enquanto é que a intenção era roubar os veículos e leva-los para fora do país”, explicou o delegado Edgar Dias Santana.

Dias de terror

Para atrair os caminhoneiros, o grupo oferecia fretes em valores maiores do que os praticados no mercado. Uma das vítimas contou que o preço não era tão elevado, mas como era um anúncio como qualquer outro, ninguém desconfiava. “Era um preço um pouco acima do tabelado, mas seguiam um padrão de contratação muito parecido com o normal, com todos os trâmites comuns”, explicou um caminhoneiro que vítima do grupo.

Segundo a vítima, após chegar ao local combinado para que a carga fosse transportada, o bote era dado. “O endereço não batia com o que eles informava, aí você ligava e eles diziam que mandariam um profissional para ajudar, mas essa pessoa vinha e te abordava dizendo que você estava sendo assaltado”, contou.

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Gerson Klaina.

O caminhoneiro ficou dois dias nas mãos dos bandidos, preso num cativeiro. “Fiquei amarrado, em alguns momentos com touca na cabeça e monitoraram meu celular. Depois, quando decidiram me liberar, me deitaram no banco traseiro do carro, levaram até a Colônia Murici (em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba) onde me deixaram com uma bolsa que tinham retirado do caminhão”, detalhou.

Conforme o relato do caminhoneiro, o bando não chegava a ser agressivo, mas as ameaças eram constantes. “Me faziam dar informações por telefone, chegaram a apontar a arma para mim em vários momentos, e literalmente cuidavam para ver se eu não fugiria. Foram dois dias muito longos”.

+Viu essa? Qual carro o seu candidato à presidência dirige?

Trabalho continua

O delegado disse que, como há três bandidos foragidos, as investigações vão continuar. “Queremos descobrir há quanto tempo agiam. Além disso, também já fizemos contato com a polícia boliviana para ver se conseguimos descobrir algo novo por lá, até mesmo outros integrantes do grupo”, explicou Edgar Dias Santana.

A suspeita, conforme o delegado, é a de que os caminhões roubados seriam usados no transporte de drogas. “Como a Bolívia é famosa pela cocaína, pode ser que seriam utilizados no interior do país ou voltariam para o Brasil. Ainda assim, acreditamos que a função dessa quadrilha que encontramos era a de roubar o caminhão, enquanto a outra parte do grupo ficava responsável pelo uso desse veículo”.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

“Já me via morta no meio do mato”, diz Mariana, que sobreviveu à violência extrema durante um sequestro