MÃO NA CABEÇA!

Operação policial em pousadas, bares e casas noturnas parou o Centro de Curitiba

Mulher foi presa na operação desta quinta-feira. Foto: Átila Alberti.

Pousadas, bares e casas noturnas da região central de Curitiba são alvo de uma operação na tarde desta quinta-feira (6). A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) iniciou às 14h e promete abordar 12 estabelecimentos com indícios de irregularidades.

O primeiro local abordado foi uma pousada na Rua Alfredo Bufren, onde foi presa uma mulher com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

Segundo o major Olavo Vianei, o local não possui alvará de funcionamento, não atende as exigências do Corpo de Bombeiros e ainda está em péssimas condições sanitárias. “O espaço concentra pessoas que praticam delitos, são desocupados, procurados pela Justiça e ainda existe caracterização de favorecimento à prostituição”, disse.

Além disso, o ambiente é sujo e precário. “Encontramos indivíduos fazendo uso de drogas e utilizando o espaço como motel. O local também tem muita sujeira e não pode receber pessoas para pernoite nessa situação. Então, foi interditado”, informou.

Ainda de acordo com ele, estabelecimentos como esse servem como ponto de encontro para criminosos, que negociam entorpecentes, realizam furtos na região e escondem os produtos dos crimes ali. “Por isso, fiscalizações assim têm sido frequentes para evitar a perpetuação da criminalidade. Hoje temos 12 pontos para vistoriar e continuaremos o trabalho nos próximos dias”, adiantou o major.

Depois dessa abordagem, a equipe seguiu para um hotel na Rua Riachuelo. Lá, não houve apreensão de drogas ou prisões, mas a vigilância sanitária teve bastante trabalho e interditou o local devido às condições precárias de higiene. Por volta das 17h, a equipe ainda seguiu para outra pousada localizada na Rua Conselheiro Laurindo, onde a vistoria ainda está em andamento.

Ação conjunta

A operação conta com a participação de aproximadamente 25 profissionais da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Scretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Vigilância Sanitária.