Rastilho III

Exército apreende mais de duas toneladas de explosivos em operação

Foto: Divulgação.

A Operação Rastilho III, do Exército Brasileiro (EB), apreendeu mais de duas toneladas de explosivos além de grande quantidade de cordel detonante e espoletas. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (4), e apontou que os militares fizeram 68 vistorias em cidades do Paraná e de Santa Catarina.

A operação foi deflagrada na última semana de março e a Tribuna do Paraná acompanhou duas das vistorias com exclusividade. A ação do EB verificou desde a fabricação, passando pelo transporte, armazenamento, até o uso dos explosivos.

A ideia da ação, conforme informou o subcomandante do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), era acabar com irregularidades e ainda diminuir com os furtos de explosivos. Os militares disseram estar preocupados com o aumento nos ataques aos caixas eletrônicos. “Este foi um dos motivos para que a operação, feita a nível nacional, acontecesse neste momento. Fiscalizando, temos como evitar o desvio”, comenta o major Vandré Rolim Machado.

Durante toda a operação, que durou três dias, 87 militares do Exército, acompanhados de 50 agentes dos Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização, percorreram mais de 10 mil quilômetros de estradas. Segundo o EB, foi constatada uma significativa redução no número de irregularidades em relação à mesma operação realizada em 2016, quando foram apreendidas aproximadamente 11 toneladas de explosivos.