De mudança

Delegacia da Mulher de Curitiba passa a funcionar na Casa da Mulher Brasileira

Delegacia da Mulher de Curitiba agora fica dentro da Casa da Mulher Brasileira, integrando a rede de apoio criada para as vítimas de violência. Foto: Everson Bressan/SMCS
Delegacia da Mulher de Curitiba agora fica dentro da Casa da Mulher Brasileira, integrando a rede de apoio criada para as vítimas de violência. Foto: Everson Bressan/SMCS

A Delegacia da Mulher de Curitiba, que até essa segunda-feira (11) funcionou no Alto da Glória, a partir dessa terça-feira (12) passa a atender na Casa da Mulher Brasileira (CMB), que fica na Avenida Paraná, no Cabral. A mudança ocorre quase três anos após a inauguração da Casa, em junho de 2016, apesar da previsão de que sua estrutura já comportasse, desde a abertura, a Delegacia. Na CMB, havia um núcleo da Delegacia da Mulher desde abril de 2017.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Segundo a delegada Eliete Kovaliuk, o grande benefício da mudança será a união de vários serviços de apoio à mulher em uma só estrutura. “A delegacia vai somar com os demais órgãos que já estão na Casa e a mulher terá o primeiro atendimento com o psicossocial. A gente sabe que entrar em uma delegacia nunca é agradável, então ela vai ter esse acolhimento mais humanizado”.

Além do atendimento policial, a Casa concentra também serviços de acolhimento e apoio psicossocial (assistentes sociais e psicólogas), Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha, além de programas voltados à autonomia econômica das mulheres e uma brinquedoteca para as crianças.

+ Leia mais: Mulheres guerreiras, deslumbrantes e que fazem um trabalho essencial são homenageadas no Dia da Mulher

Com a junção dos serviços, a delegada espera diminuir o isolamento entre os órgãos e ampliar a assistência no momento de maior fragilidade da mulher. “A vantagem é esse apoio. Antes a gente estava mais isolado, então a pessoa acabava se deslocando, se expondo. Aqui terá tudo, toda essa rede de proteção para ajudar nesse momento delicado. A delegacia é um dos órgãos da rede de proteção. Somos uma das pontas para o auxilio”, disse.

Delegacia em números

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, em janeiro de 2019 a Delegacia da Mulher de Curitiba registrou 559 boletins de ocorrência e abriu 1.199 inquéritos policiais. Foram emitidas 462 medidas protetivas e 131 homens foram presos por crimes contra a mulher.

Sem contar o último trimestre de 2018, os primeiros nove meses do ano registraram aumento nas ocorrências de estupro e violência doméstica em Curitiba. Segundo o Ministério Público do Paraná, foram 492 casos de estupro na cidade, além de 6.260 ocorrências de violência doméstica, média de quase 700 por mês em Curitiba.

Serviço

Envolta com os preparativos para a abertura da nova delegacia, a delegada Eliete Kovaliuk aproveitou para incentivar a divulgação da mudança da estrutura. “É muito importante que as pessoas saibam que estamos em um novo local, e que elas podem se dirigir diretamente pra lá”.

A Delegacia da Mulher de Curitiba fica aberta 24 horas, dentro da Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Paraná, 870 , no Cabral, em Curitiba. O telefone é (41) 3219-8600.

Nove anos após mãe correr atrás de provas do crime do filho, acusado vai à juri