Secretarias integram-se a novo sistema de identificação até 2005

O governo pretende integrar, até o final de 2005, todas as secretarias de segurança pública do país ao Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS). A informação foi dada hoje, pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, depois de participar da solenidade de lançamento do sistema, na Superintendência da Polícia Federal.

Com o sistema, as polícias dos estados compartilharão a identidade de criminosos, por meio de um banco de dados informatizado que vai conter as impressões digitais deles. O sistema vai facilitar a procura de bandidos que cometem crimes em diferentes estados sem serem identificados.

“Hoje, por exemplo, para decifrar um crime de furto, de assalto, roubo com violência, que deixa impressão digital e que os peritos chamam de latente, é preciso encontrar um suspeito. Com esse sistema permanente funcionando, com dois milhões de fichas que estarão integradas ao sistema até o fim do ano, em 22 minutos se pegará um fragmento de impressão digital, e o sistema dará uma resposta, de modo que isso significa um avanço enorme na investigação”, explicou Bastos.

O diretor técnico-científico da Polícia Federal, Geraldo Bertolo, disse que Bahia, Distrito Federal e Pará deverão ser os primeiros estados a se integrar sistema, por estarem mais preparados. Após a implementação nos estados, acrescentou Bertolo, o sistema deverá ser instalado nos portos e aeroportos do país.

Voltar ao topo