Secretaria fecha acordo com Incra sobre fazenda em Ortigueira

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, se reuniu nesta segunda-feira (01), com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para definir a situação da fazenda Nossa Senhora do Carmo, no município de Ortigueira.

O superintendente do Incra no Paraná, Celso Lisboa de Larcerda, informou ao secretário que negocia a compra da área para assentar as famílias e pediu que seja suspenso, por dez dias, o processo de desocupação da área. ?Nós já estamos preparando o plano de desocupação, mas é nosso interesse que tudo aconteça pacificamente. Vamos aceitar o pedido do Incra e voltamos a conversar daqui dez dias?, disse Delazari.

Também participaram da reunião os coordenadores estaduais do MST, José Damasceno e Roberto Baggio, o coordenador da Comissão de Conflitos Agrários da Secretaria da Segurança Pública, Jocler Procópio, e o comandante do Policiamento do Interior, coronel Nemésio Xavier.

De acordo com o superintendente do Incra, estes 10 dias servirão para finalizar a negociação sobre a compra da área com o proprietário. ?Já estamos comprando parte da fazenda e é do nosso interesse comprar toda a área?, disse Lisboa de Lacerda.

O integrante da coordenação estadual do MST, José Damasceno, que também participou da reunião, se mostrou otimista com o resultado do encontro. ?Nós, do Movimento, sempre defendemos a conversa, a negociação, antes da ação policial. Saio daqui muito confiante. Tenho certeza que vamos chegar a um acordo, cujo resultado será bom para todos?, finalizou ele.

Atualmente, 800 famílias estão ocupando a fazenda Nossa Senhora do Carmo. Desde 2003, os integrantes do movimento estão na área, que tem aproximadamente 10 mil hectares.

Voltar ao topo