Ronaldinho chora ao lançar instituto em Porto Alegre

Ronaldinho foi o centro das atenções em Porto Alegre, hoje, exatamente oito dias após a festa do Internacional – que derrotou seu time, o Barcelona, na decisão do Mundial de Clubes. O craque lançou o Instituto Ronaldinho Gaúcho, reuniu mais de 400 pessoas – entre convidados e jornalistas – e foi prestigiado por personalidades como Dunga, técnico da seleção brasileira, Germano Rigotto, governador do Rio Grande do Sul, Orlando Silva Júnior, ministro do Esporte, e Maurício de Souza, desenhista.

O meia-atacante ganhou alguns dias de folga do Barcelona e aproveitou a ocasião para apresentar seu instituto, que atenderá a partir de março, cerca de 3.500 jovens carentes por mês. O terreno utilizado para o projeto tem 11,7 hectares, situa-se na zona sul de Porto Alegre, conta com um campo de futebol profissional, outro de grama sintética, além de quadras e ginásios poliesportivos. O presidente será seu irmão, Roberto de Assis.

O que mais chamou atenção durante todo o evento foram as lágrimas do jogador ao falar do projeto – cena raríssima em seu currículo. ?Com certeza foi meu gol mais bonito, a coisa mais linda da vida é saber que vou ajudar crianças a ter alguma chance na vida?, disse, emocionado. ?É o dia mais especial de minha vida.?

O Instituto Ronaldinho Gaúcho, que já recebeu doação de algumas empresas, terá apoio do Barcelona. O irmão do astro, Assis, quem gerencia seus negócios, não quis divulgar os valores investidos para a execução do plano.

Ronaldinho evitou falar de futebol com a imprensa – aliás, falou rapidamente com os repórteres. Mas, antes de se despedir e ir para casa descansar, fez uma breve retrospectiva de 2006. ?O ano foi cheio, tive muitas coisas boas (títulos do Campeonato Espanhol e da Copa dos Campeões) e algumas nem tanto (fracasso na Copa do Mundo e derrota na final do Mundial de Clubes)?, comentou. ?Mas foi cheio de saúde e finalizou com este sonho realizado.?

O meia-atacante deverá passar as festas de fim de ano em Porto Alegre, ao lado da família. O retorno para a Europa está previsto para o dia 2. O Barcelona volta a campo no dia 7, contra o Getafe, pelo Espanhol.

Voltar ao topo