Richa recebe Augusto Farfus, piloto da equipe Alfa Romeo

O prefeito Beto Richa recebeu ontem o piloto curitibano Augusto Farfus Júnior, da equipe italiana Alfa Romeo que há seis anos vive na Itália. Farfus, de 22 anos, cumprimentou o prefeito pela viabilização do projeto que trará a Curitiba uma das provas do calendário do Campeonato Mundial de Turismo – a FIA-WTCC.

O piloto convidou o prefeito para assistir a etapa brasileira, no Autódromo Internacional de Curitiba, no dia 2 de julho de 2006. A prova de Curitiba acontece após a participação das equipes de fábrica na Europa e antecede a prova na Cidade do México. Augusto Farfus deu para Richa um boné da escuderia e pôster que mostra o veículo Alfa Romeo utilizado nas competições.

Beto Richa lembrou que Curitiba foi escolhida depois da apresentação da cidade a diretores das montadoras Alfa Romeo, Seat, Ford, Chevrolet, BMW e Lada, na primeira semana de dezembro, em Monte Carlo, Mônaco. "O que contribuiu para a escolha de Curitiba foi a organização da cidade, incluindo limpeza, o nível de qualidade de vida e a presença de Farfus, que pelo terceiro ano está na equipe Alfa Romeo", disse Richa.

"O Campeonato Mundial de Turismo é o segundo mais importante do mundo, só antecedido pelo de Fórmula 1", explicou Augusto Farfus, que neste ano foi o segundo brasileiro, em 53 anos, a vencer o circuito de rua na cidade chinesa de Macau. Na classificação geral, Farfus ficou em quarto colocado na Categoria Super Turismo. O outro brasileiro a vencer o circuito chinês foi Ayrton Senna, em 1983.

O calendário da FIA WTCC abre oficialmente com a prova em Monza, na Itália, dia 2 de abril. Dia 30 de abril, a prova será no circuito de Magny-Cours (França), seguida, em 21 de maio, pela de Brands Hatch, na Inglaterra. De lá, as equipes, em 4 de junho, encerrando a fase européia, correm no circuito alemão de Oschersleben, para então viajarem a Curitiba.

Depois de Curitiba, a programação oficial prossegue em Puebla (México), em 30 de junho; Brno (República Tcheca), em 3 de setembro; em Istambul (Turquia), em 24 de setembro.

Os competidores voltarão à Europa para, em 8 de outubro, se apresentarem na cidade espanhola de Valencia, encerrando o ano com a prova de Macau, na China, em 19 de novembro. O campeonato é composto de dez etapas com duas baterias por etapa.

Outro importante fator salientado pelo prefeito foi que Curitiba sediará em março do próximo ano o evento da Organização das Nações Unidas (ONU) de biodiversidade e biossegurança, reunindo representantes de centenas de países.

Voltar ao topo