Requião fecha acordo para ampliar intercâmbio entre Paraná e França

O governador Roberto Requião fechou nesta quinta-feira (15) no Palácio Iguaçu um acordo com a comitiva da região de Rhônes-Alpes para ampliar o intercâmbio entre o Paraná e a França. Pelo acordo, as duas regiões passam a ser parceiras nas áreas comercial, de meio-ambiente, energia e gestão territorial, cultura, agroalimentos, ensino superior, pesquisa e inovação tecnológica.

O acordo foi firmado durante a segunda reunião de pilotagem entre o Paraná e Rhônes-Alpes. O plano de ação será executado no biênio 2007/2009, com possibilidade de revalidação a partir da terceira reunião do comitê. Requião destacou que este é o principal acordo entre o Paraná e uma região da Europa e que a parceria tem uma interface mais eficiente porque é feita diretamente entre os governos regionais.

?Adotamos o mesmo procedimento com as províncias dos países sul-americanos como Argentina, Chile e Bolívia?, explicou o governador. ?Nosso contato vai ser feito principalmente com as cidades menores. É um tipo de parceria que aproxima setores públicos e privados com resultados mais rápidos e promissores?, acrescentou.

Outro avanço previsto pelo acordo será a criação de um escritório de representação da região de Rhône-Alpes em Curitiba. O escritório vai funcionar nas dependências da Federação das Indústrias do Paraná (Feiep) e vai ser um centro de oportunidades para empresários paranaenses e franceses na geração de negócios, acordos comerciais e transferência de tecnologia.

Progresso

Para o presidente do Conselho Regional de Rhône-Alpes, Jean-Jack Queyranne, a parceria é resultado de dois anos de dedicação pessoal. ?O Paraná tem programas que muito nos interessam como os de preservação ambiental e desenvolvimento sustentado, agricultura para pequenos produtores, preservação e utilização de recursos hídricos?, disse.

Segundo ele, a postura do governador Roberto Requião na preservação do meio ambiente, é louvável porque esta deve ser a preocupação de todos os governantes e setores da sociedade. ?Os problemas da escassez de recursos naturais e poluição devem ser enfrentados com medidas sérias e, quando possível, com troca de informações e tecnologias entre os países?, complementou.

Queyranne destacou ainda a parceria na área cultural. Anunciou a vinda, em setembro de 2008, da Companhia de Teatro de Bonecos Transe-Express e o lançamento do Ano da França no Brasil e ainda convidou o governador Roberto Requião para participar do Encontro Internacional sobre Democracia, que acontecerá em dezembro de 2007, em Lyon.

?A troca de experiências sobre a participação cidadã é um privilégio de governos sérios. Será um prazer ter o governador Roberto Requião neste encontro?, salientou o presidente do Conselho Regional de Rhône-Alpes.

O próximo passo do comitê será a implantação da ?Caravana do Sul?, projeto que vai permitir estágios profissionais nas áreas de engenharia e formação de mestres queijeiros, especificamente para os produtores da região de Castro, no Paraná.

Voltar ao topo