Requião abre encontro de líderes públicos em Foz do Iguaçu

Desenvolvimento local e os pequenos negócios. Esse é o principal tema do quarto encontro do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos (edição 2005-2006), que será aberto oficialmente nesta quarta-feira (07), às 20 horas, pelo governador Roberto Requião, em Foz do Iguaçu. Com palestras, painéis de debates e cursos o evento vai apresentar alternativas de desenvolvimento por meio de aglomerados de micro e pequenas empresas, enfocando o papel do líder público no fortalecimento das iniciativas locais e regionais.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, um dos formuladores do programa, observa que este encontro é uma excelente oportunidade para os gestores públicos conviver com especialistas que mostraram como se promovem ações para a geração de emprego e renda. ?Esse é um passo muito importante para que se possa promover o verdadeiro desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses?, destaca Adur.

O quarto encontro dos líderes públicos vai reunir, até sexta-feira (09), cerca de 600 pessoas de 270 cidades, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores e dirigentes de autarquias. O programa capacita os gestores municipais para a implementação de políticas públicas e é realizado pelo Governo do Estado através das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Planejamento e Coordenação Geral. O Sebrae/PR, a Associação dos Municípios do Paraná e o Serviço Social Autônomo Paranacidade são parceiros do programa que conta com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Planejamento

Realizado há três anos, o programa tem a finalidade de, em caráter permanente, estimular e preparar os gestores públicos a atuarem como estrategistas e articuladores. Também, eles serão treinados a utilizar ferramentas gerenciais – como os planos diretores municipais e planejamento estratégico; realizar ações que promovam a inclusão social, a geração de emprego e renda, a alfabetização e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas.

A terceira versão do programa, que chega ao quarto encontro, tem como temas centrais os planos diretores municipais e os pequenos negócios. Espera a implantação dos planos diretores em 100% dos municípios participantes. Pretende ainda contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) e para a criação, sobrevivência e desenvolvimento de micro e pequenas empresas; além de desenvolver o espírito de liderança, a gestão democrática e a postura de estadista.

Além do encontro de Foz do Iguaçu, estão previstas mais duas etapas e uma missão internacional à Espanha e à França para observação de experiências municipais. A presente edição começou no mês de maio em Pinhais, continuou no início de agosto em Maringá e teve uma terceira etapa realizada em setembro na cidade de Cornélio Procópio.

Voltar ao topo