PT busca apoios para o segundo turno nas capitais

O presidente nacional do PT, José Genoinio, disse hoje que o partido está pronto para começar a discutir apoios para garantir a eleição de seus candidatos no segundo turno. Segundo Genoino, nos municípios onde o PT for disputar com candidatos aliados do governo federal, as campanhas serão analisadas com cautela. “No segundo turno você não faz aliança, você recebe apoio. É claro que o PT vai discutir com os partidos esse apoio”, disse.

Segundo Genoino, a prioridade do partido é ganhar as disputas no segundo turno. Ele comemorou a vitória do PT em capitais como Belo Horizonte e Aracaju, e ressaltou a importância do partido conseguir eleger candidatos em estados que são governados por partidos da oposição.

Em São Paulo, Genoino disse que o PT vai sair em busca dos votos de eleitores de Paulo Maluf (PP), Luiza Erundina (PSB), e de todos os candidatos derrotados no primeiro turno. Genoino evitou comentar se Paulo Maluf vai ser convidado pelo partido a subir no palanque da prefeita Marta Suplicy (PT), durante a campanha do segundo turno. “São Paulo sempre foi e continuará sendo prioridade. E nós vamos ganhar a eleição. Queremos os votos que foram para o José Serra (PSDB), do Maluf, de todos os candidatos. No segundo turno você disputa votos, não faz alianças”, afirmou.

Na disputa para a prefeitura de Fortaleza, José Genoino disse que o PT vai agora unir forças em torno da candidatura de Luizianne. No primeiro turno, o PT apoiou formalmente Ignácio Arruda, do PCdoB, que acabou derrotado por Luizianne. Genoino disse que o apoio a Arruda foi em obediência ao acordo firmado em nível nacional pelo partido. “O PCdoB sempre esteve conosco, nos apóia em 19 capitais. A direção nacional cumpriu a palavra dada ao PCcdoB”, disse.

Genoino garantiu, no entanto, que no segundo turno a candidata petista vai unir todas as esquerdas de Fortaleza. “Ela agora é a candidata do PT e vamos fazer com que ela derrote a direita”, afirmou.

Voltar ao topo