Projetos de Niemeyer poderão ser consultados na internet

Rio ? Os primeiros desenhos de construções como o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional ? todas de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer ? já estarão digitalizados no ano que vem, por meio de uma parceria entre a Fundação Oscar Niemeyer e empresa Cobra Tecnologia, vinculada ao Banco do Brasil. De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Martins, a digitalização será finalizada em dez meses e o material deverá ser armazenado para consulta na internet.

O projeto foi apresentado hoje à imprensa, com a presença de Niemeyer. A parceria prevê a digitalização de cerca de 3,5 mil desenhos de concepção das construções. O arquiteto disse considerar o projeto como um reconhecimento de sua obra. "Eu sempre tive dúvidas se o meu trabalho tinha uma utilidade maior para as pessoas. Agora, vendo o interesse que tanta gente tem por ele, eu realmente percebo que tudo isso não foi em vão".

De acordo com Fernanda Martins, a digitalização irá abranger todos os desenhos de concepção de projetos que o arquiteto guardava em seu escritório em Copacabana, na zona sul da cidade, e que foram recolhidos para a Fundação Oscar Niemeyer, criada em 1988. São projetos elaborados desde a década de 60 até o ano 2000.

O publico, segundo a coordenadora, poderá ter uma visão mais ampla da obra de Niemeyer. "As pessoas vão ter condições de ver como alguns projetos famosos foram originalmente apresentados e de conhecer outros menos famosos. Ainda será possível observar croquis de construções nunca saíram do papel", diz ela.

Voltar ao topo