Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não têm acesso à internet podem usar o telefone 0800 780191 para solicitar serviços e fazer consultas à Previdência Social durante a greve dos servidores. Esse é o número do Prevfone, que oferece duas possibilidades de atendimento: o automático e o feito por funcionários do INSS. O tempo médio gasto com cada segurado é de menos de três minutos e a ligação é gratuita.

O cidadão pode obter informações sobre inscrição no sistema previdenciário, concessão de benefícios e andamento de processos, além de informações sobre a legislação do setor. Quem tiver reclamações pode escolher no Prevfone a opção Ouvidoria. Também é possível saber as agências do INSS que funcionam durante a greve.

O Prevfone tem 252 atendentes e atende das 7 às 19 horas, de segunda-feira a sábado. Além disso, grande parte dos requerimentos e consultas pode ser feita também na página da Previdência na internet (www.previdencia.gov.br) e pela central de cartas e e-mails. A greve do INSS já completou 68 dias em mais de 25% das quase 1.200 agências no país.

O INSS disponibilizou em seu site na internet um programa que permite a inscrição de interessados na Previdência, consulta ao andamento de processos e autorização de desconto automático da contribuição mensal ao instituto. Também podem ser requeridos diversos benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte. O endereço eletrônico descreve, ainda, quem tem direito a receber os benefícios e quais os documentos devem ser apresentados.

O cidadão pode optar pelo envio de cartas ou e-mails para a Previdência. De acordo com a diretoria de Recursos Humanos, o órgão recebe até 400 e-mails e 80 cartas por mês. O prazo máximo para as respostas às dúvidas é de 30 dias.

O endereço para envio de cartas é: Caixa Postal 09714 – CEP 70040-976 ? Brasília (DF). Para mandar um e-mail, basta acessar a página eletrônica da Previdência na internet (www.previdencia.gov.br) e preencher o formulário eletrônico da seção Fale Conosco.