Prefeitura de Londrina propõe reajuste de honorário para UTIs

A Prefeitura de Londrina propôs reajuste de 133% nos honorários de médicos intensivistas dos hospitais Evangélico e Santa Casa que atuam em unidades de terapia intensiva (UTI) neonatal e pediátrica. A proposta foi feita ontem de manhã pelo secretário de Saúde, Silvio Fernandes, em reunião com médicos e diretores das instituições.

Fernandes informou que a tabela nacional de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) repassa R$ 30,00 por dia para cada paciente internado em UTI. ?O repasse de recursos municipais para os dois hospitais está sendo feito na condição de que Evangélico e Santa Casa ajudem a superar os problemas de superlotação de UTIs em Londrina?, comentou o secretário de Saúde.

Segundo Fernandes, médicos e diretores da Santa Casa já aceitaram a proposta enquanto a direção do Hospital Evangélico deve responder somente hoje (dia 10). O secretário disse que os recursos a serem repassados aos médicos dependem do número de pacientes internados e podem chegar a R$ 26.752,00 por mês quando todos os leitos cadastrados do SUS estiverem ocupados.

De acordo com Silvio Fernandes, a Santa Casa tem cadastrados pelo SUS oito leitos que estão em funcionamento. ?A instituição deve aumentar mais sete a partir de setembro, chegando a um total de 15 leitos?, disse o secretário. Os leitos da Santa Casa funcionam no Hospital Infantil, que pertence à Irmandade. O Hospital Evangélico tem cadastrados sete leitos pelo Sistema Único de Saúde.

Segundo Silvio Fernandes, o repasse de recursos municipais aos hospitais deve solucionar os problemas decorrentes da falta de leitos em UTIs neonatal e pediátrica. ?Com a proposta que estamos fazendo, esperamos que os médicos assumam o compromisso de fechar as escalas de plantão. Assim, poderemos solucionar de vez esse problema em Londrina.?

Voltar ao topo