Posseiros invadem aldeia Surumu em Roraima

Roraima foi palco de uma série de manifestações contra a homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol. Um grupo de posseiros invadiu durante a madrugada a aldeia Surumu e destruiu uma escola e um hospital. Além disso, bloqueou estradas e invadiu a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai). Os posseiros também fizeram reféns os padres Romildo Pinto de França e João Carlos Martinez, integrantes do Conselho Indigenista Missionário. As informações são do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

Júlio José de Souza Macuxi, assessor jurídico do CIR, disse que a manifestação começou pacífica, mas ficou violenta com os seqüestros e invasões. Ele afirmou, no entanto, que os povos indígenas estão tranqüilos aguardando a homologação das terras.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, anunciou no final do ano passado a homologação de forma continua da reserva Raposa Serra do Sol. As terras já foram demarcadas em 1998. Cerca de 15 mil índios vivem na reserva que ocupa um milhão e setecentos mil hectares do estado.

Voltar ao topo