Porto vai ganhar terminal para exportar álcool

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, anunciou ontem que o Porto de Paranaguá está desenvolvendo estudos para instalação de um terminal público para movimentação de produtos líquidos a granel, especialmente álcool. O projeto será realizado em áreas localizadas na Vila da Madeira e pertencentes ao porto.

O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) já define a área como destinada ao terminal de forma definitiva. “Num curto prazo teremos este terminal pronto para atender a uma demanda em potencial crescimento, fazendo com que o Porto de Paranaguá esteja em perfeita sintonia com uma tendência mundial”, analisou Eduardo Requião.

O novo terminal atenderá principalmente o mercado asiático, grande consumidor de álcool, e outros mercados compradores de produtos químicos que vêm fazendo parte da pauta de exportações brasileiras.

Japão

Para se ter uma idéia do que a Ásia representa no mercado internacional, há pouco mais de um ano o Japão liberou uma mistura de até 3% de álcool combustível na gasolina.

Essa adição corresponde a 1,8 bilhão de litros de álcool combustível misturados num universo de 60 bilhões de litros de gasolina consumidos por ano pelos japoneses. “O volume da mistura é mais que toda a produção do Paraná, que hoje chega a 1,2 bilhão de litros”, compara o superintendente do porto.

A movimentação de produtos líquidos a granel que, numa primeira fase, será composta por uma tancagem de 40 mil metros cúbicos, contará com balança rodoviária interligada ao píer de inflamáveis pertencentes a Appa.

Voltar ao topo