Pólo têxtil avança no centro-oeste do Paraná

A cidade de Luiziana, no Centro-Oeste do Paraná, é um exemplo típico das parcerias entre o poder público, Governo do Estado e a iniciativa privada que vem dando certo. O município de 7.540 habitantes, de perfil agrícola, hoje também se volta às facções têxteis. Tatiane Letícia Gimenez de Carvalho, empresária de Curitiba, tem uma confecção, a Banana Ativa, e procurou a Cooperativa das Costureiras de Luiziana para produzir as peças de sua confecção.

Hoje, a cooperativa, com apoio da prefeitura da cidade, produz 12 mil peças de jaquetas e bermudas para a Banana Ativa e, num curto prazo, espera chegar a 30 mil peças produzidas por mês. O prefeito José Cláudio Pol (PMDB) apóia outras iniciativas. O município acaba de inaugurar uma facção industrial que vai produzir roupas para fábricas de Cianorte (PR), Terra Boa (PR) e São Paulo (SP).

Pol destaca que a cooperativa e a indústria já geram mais de 150 empregos. ?Começamos no ano passado com uma pequena confecção. Aos poucos fomos ampliando e agora vamos dar emprego para mais de 150 pessoas, o que para Luiziana trata-se de uma grande conquista?, disse.

Ele destaca a expansão da atividade para mudar o perfil econômico do município, voltado à agricultura. ?Atualmente costuramos para fora, mas futuramente nossa intenção é montar uma grife própria no nosso município?, completou Pol. Segundo o prefeito, a prefeitura treinou as costureiras e custeou parte dos equipamentos.

Hoje, o Paraná é o segundo maior pólo industrial de confecção do país, registrando uma produção de 150 milhões de peças por ano, com faturamento anual de R$ 2,8 bilhões. Em todo o Estado, existem 4.200 empresas de confecção, a maioria delas de micro, pequeno e médio portes. O setor também é responsável por 100 mil empregos diretos e 250 mil indiretos no Paraná.

O prefeito destacou as ações do Governo do Estado no município. Luiziana vai receber a sinalização viária do Programa Mutirão pela Vida, do Detran, e pretende receber investimentos na área de educação, cultura, saúde e agricultura. A região de Luiziana vai receber R$ 900 mil de recursos do Programa Paraná 12 Meses. Serão atendidos agricultores familiares com propriedades até 15 hectares com projetos que vão desde plantadeiras até botijão para inseminação artificial.

Voltar ao topo