Na Assembleia

Réu em caso de assassinato, Recalcatti assumirá vaga como deputado

Réu em caso de assassinato, Rubens Recalcatti vai assumir vaga como deputado. Foto: Daniel Castellano.
Réu em caso de assassinato, Rubens Recalcatti vai assumir vaga como deputado. Foto: Daniel Castellano.

Réu em um caso de assassinato, o delegado Rubens Recalcatti vai assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Recalcatti vai ocupar a vaga deixada por Chico Brasileiro (PSD), eleito para prefeitura de Foz do Iguaçu neste domingo (2). Suplente do partido, ainda não se sabe a data exata em que o delegado assumirá a vaga na Assembleia.

Recalcatti e sete policiais respondem pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, crueldade e sem chance de defesa da vítima), abuso de autoridade e fraude processual. Eles são réus por envolvimento na morte de Ricardo Geffer, no dia 28 abril de 2015, em Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba. O delegado chegou a ser preso duas vezes durante as investigações do caso.

A tese do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço investigativo do Ministério Público (MP), é de que Geffer foi assassinado por policiais que o acusavam de ser responsável pela morte do ex-prefeito de Rio Branco do Sul, João Dirceu Nazzari, o João da Brascal. Nazzari era primo de Recalcatti e foi assassinado durante uma partida de futebol em abril de 2015. No mesmo mês, Geffer foi executado com oito tiros. Nas eleições parlamentares, em 2014, Recalcatti conquistou 40.358 eleitores e ficou a 10 votos de ser eleito.

Procurado pela Gazeta do Povo, Recalcatti chegou a dizer que ainda não tinha sido comunicado oficialmente sobre a posse, mas que foi a Foz do Iguaçu acompanhar o processo eleitoral. Sobre o caso em que é réu, o delegado não quis dar mais detalhes. Apenas reiterou que a investigação continua e que tem 38 anos de serviços prestados à polícia. “Tenho um passado e já estou sofrendo com isso tudo”, disse.

Chico Brasileiro deve assumir em breve como prefeito de Foz do Iguaçu. Ele venceu, com 56% dos votos, a eleição extemporânea realizada no domingo (2). A cidade passou por um novo processo eleitoral depois que o pleito realizado em outubro teve o resultado invalidado. Na época, Chico Brasileiro havia ficado em segundo lugar. A vitória foi de Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), mas a candidatura dele foi considerada irregular pela Justiça, que determinou a realização de nova eleição.

De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, a posse em Foz deve ocorrer até o dia 20 de abril. Mas Recalcatti pode assumir o mandato ainda antes deste prazo, caso Chico Brasileiro renuncie ao mandato de deputado antecipadamente. Com a posse como deputado, o delegado ganha foro privilegiado, com mudança na instância de investigação, que passa a ser feita diretamente pelo gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, e de julgamento, que deverá ser transferido para o Tribunal de Justiça.