Assim não dá!

Recadastramento biométrico gera fila fora do comum no TRE

A fila para receber atendimento no Tribunal Regional Eleitoral nesta quarta-feira (27) em Curitiba ficou acima do normal. Os eleitores foram fazer o recadastramento biométrico para as eleições de 2012, mas a falta de informação quanto ao calendário de atendimento fez com que várias pessoas comparecessem desnecessariamente ao TRE e engrossassem a fila que chegou a se estender pelo pátio do tribunal.

A confusão aconteceu porque muitos eleitores acharam que o calendário para o recadastramento divulgado pelo TRE era imperativo, ou seja, a data estipulada para o comparecimento ao tribunal era definitiva. Mas segundo a assessoria do órgão, o calendário foi estipulado apenas como uma maneira de organizar melhor o recadastramento, que vai até 20 de janeiro de 2012.

“Nos estipulados o calendário com base nas datas de nascimento dos eleitores para organizar melhor o atendimento e evitar estas filas nos últimos dias de cadastramento. Mas isso não significa que estes prazos são determinantes, qualquer pessoa pode fazer o recadastramento até janeiro. Só aconselhamos que o calendário seja obedecido para evitar essas situações novamente”, disse Mardem Machado, assessor do TRE.

Mesmo com a grande fila, a espera para o atendimento levou em media uma hora. As pessoas que se cadastraram pela internet e assim agendaram o atendimento conseguiram chegar aos guichês na hora marcada. “Nós temos três maneira de atendimento, a primeira para as pessoas que vem direto ao tribunal, a segunda é o atendimento preferencial (idosos, gestantes, deficientes, etc), e o atendimento agendado pela internet. Esse terceiro é o mais recomendado, porque assim a pessoa já preenche parte das informações online, pode marcar uma hora especifica para atendimento e evitar filas”, completou Machado.

Neste sábado, 31 de abril, o TRE ficara aberto das 9h às 18h para prestar atendimento extra aos eleitores que forem fazer o recadastramento. O tribunal estuda ampliar estas datas de atendimento extra para agilizar a coleta de dados dos curitibanos.  Os documentos necessários são um comprovante de residência com menos de três meses, o titulo de eleitor e uma documento de identificação nacional com foto (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, etc).

Avanço para as eleições

O recadastramento biometrico servirá para que os eleitores da capital paranaense confirmem sua identidade no dia da eleição usando a impressão digital. O avanço tecnológico será implantado em algumas cidades brasileiras em 2012 e é um dos passos do governo federal para unificar o documento de identificação dos brasileiros.