Pressão

Rafael Iatauro está com pé fora do governo

Integrantes da bancada estadual do PMDB estão trabalhando para deslocar o líder do partido, deputado estadual Waldyr Pugliesi, para a chefia da Casa Civil do governo do Estado. Pugliesi substituiria o secretário estadual Rafael Iatauro, matando dois coelhos com uma cajadada só.

O PMDB vê necessidade de renovação na articulação política do governo, considerada frágil atualmente, e seria aberto espaço para a posse do presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, como deputado estadual.

Greca é o terceiro suplente do PMDB na Assembleia Legislativa e está na vez de assumir a cadeira. O primeiro suplente, Jonas Guimarães, tomou posse no lugar do deputado Mohamed Ali Hanze, o Mamede, morto no ano passado.

No início deste ano, o deputado Geraldo Cartário (PDT) teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Como Cartário foi eleito pelo PMDB, em 2006, a vaga foi assumida pelo segundo suplente Ademir Bier.

Uma combinação de fatores pode favorecer a volta de Greca à Assembleia Legislativa, após três anos na presidência da Cohapar. Além dos problemas que está tendo na gestão da companhia, onde não alcançou os resultados esperados na área da habitação, o ex-prefeito de Curitiba é tido como um bom tribuno e na avaliação de alguns peemedebistas, poderia ser mais útil em plenário do que na administração da Cohapar.

Desagrado

Na Casa Civil, o atual titular, Rafael Iatauro, está desagradando parte da bancada. Iatauro é criticado, nos bastidores, por não atender aos pedidos dos deputados e não recebê-los em audiência.

O descontentamento dos deputados pode ajudar a antecipar a saída de Iatauro, que teria planos de se candidatar a deputado federal e teria que deixar o cargo em abril do próximo ano.

Candidato à reeleição, Pugliesi também ficaria pouco tempo na Casa Civil, já que teria que deixar o cargo em abril de 2010. “Por enquanto, são apenas cogitações. Há um desejo de ter o Greca de volta à Assembleia. É importante ter alguém com a experiência dele em plenário. Mas ainda não foi conversado com o governador Roberto Requião sobre o assunto”, afirmou o deputado Alexandre Curi.

Pugliesi é o deputado mais experiente da bancada peemedebista, além de presidir o partido no Estado. Hoje, o assunto deve ser discutido durante uma reunião da bancada, que será comandada por Pugliesi. Será apenas um dos pontos da conversa solicitada por deputados que pretendem debater a atuação da bancada na Assembleia e as eleições de 2010.