Pont e Rosinha lançam candidaturas

O ex-prefeito de Porto Alegre e deputado estadual Raul Pont vem hoje a Curitiba lançar sua candidatura à presidência nacional do PT, junto com o deputado federal Florisvaldo "Rosinha" Fier, que também formaliza sua intenção de concorrer ao comando do partido no Paraná, no processo de eleição direta marcado para setembro. Os dois integram a tendência Democracia Socialista (DS), considerada de esquerda na composição interna de forças e que tem feito críticas à atual direção do partido, dominada pelo chamado "Campo Majoritário".

Em artigo distribuído ontem, Rosinha disse que a grande maioria do partido desconhece as irregularidades citadas pelo deputado federal Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB. E que as suspeitas devem ser dirigidas ao grupo que está no controle do diretório nacional do PT. "A grande maioria do PT simplesmente não tem nada a ver com irregularidade alguma. Explico melhor: um grupo de petistas que controla o partido, conhecido como "Campo Majoritário" errou, ou pode até ter cometido algum crime. Não se deve colocar a culpa em todo o partido. Quase 100% dos petistas nada fizeram de errado. Agora, têm que andar de cabeça baixa, e tentar explicar o inexplicável", protestou o deputado.

Para Rosinha, os problemas do PT começaram no momento em que a direção nacional do partido repetiu as mesmas fórmulas usadas por governos anteriores para formar a base de sustentação do governo. Sarney, Collor, Itamar e Fernando Henrique Cardoso sempre mantiveram uma base fisiológica e clientelista. Assim, ao invés de ter uma base parlamentar ética, moral e defensora de um programa de governo para mudar o país, formou-se uma base de clientes", disse Rosinha.  

Para o deputado, a atual crise política é também repleta de hipocrisia. ?Basta observar os discursos "moralistas" e de "honestidade" de partidos como PFL, PSDB e parte do PMDB, que até poucos anos atrás não queriam investigar nada. E nem aceitam investigar o passado recente?, disse ele.

Voltar ao topo