PFL não pode se apropriar de Mãe Curitibana

O programa “Mãe Curitibana”, premiado internacionalmente e um dos mais bem-sucedidos da gestão do prefeito Cássio Taniguchi (PFL), está sendo motivo de uma queda de braço entre os candidatos a prefeito Beto Richa, da coligação Curitiba Melhor Pra Você, e Osmar Bertoldi, do PFL. Durante o primeiro debate, realizado pela TV Bandeirantes no último dia 25 de julho, o pefelista acusou o tucano de tentar se apropriar de um programa do prefeito.

A declaração de Bertoldi foi reproduzida no jornal de campanha e no site do PFL, levando a assessoria jurídica de Richa a contestar na Justiça eleitoral, sob o argumento de que a fala atribuia ao candidato do PSDB uma conduta usurpadora de programa público da administração municipal. O juiz da 4.ª Zona eleitoral, Marco Antônio Antoniassi, acatou em parte o pedido da coligação Curitiba Melhor Pra Você, determinando a retirada da expressão do site pefelista.

O juiz entendeu que o programa público de saúde não pode ser apropriado por quem quer que seja, já que foi criado e funcionou com recursos públicos, dirigido aos munícipes. Quando o “Mãe Curitibana” foi criado, o secretário de Saúde era Luciano Ducci (PSB), o candidato a vice-prefeito na chapa de Beto Richa, que o implantou e foi o principal executor durante o período em que permaneceu na equipe de Taniguchi.

Voltar ao topo