Reforma

Palácio Iguaçu é reinaugurado com festa

O governador Orlando Pessuti reinaugurou o Palácio Iguaçu à meia-noite de sábado para domingo, exatamente na mesma data em que o prédio foi inaugurado pela primeira vez, em 1954, em comemoração a Emancipação Política do Paraná, que completou 157 anos.

O Palácio Iguaçu estava fechado desde 2007 e nunca havia passado por uma reforma desde sua construção. Foram gastos R$ 31 milhões para cerca de 14 mil metros quadrados de obras.

A festa de reinauguração começou às 17h, na Praça Nossa Senhora da Salete, que fica em frente ao Palácio, com a celebração de missa e shows das duplas sertanejas Chitãozinho e Xororó e Willian e Renan. A cerimônia contou ainda com coquetel para 3 mil convidados, entre eles o ex-governador Emilio Gomes, que governou o Estado entre 1973 e 1975.

A pedido do governador Pessuti, o bispo dom Moacyr Vitti abençoou o prédio. O secretário estadual de obras, Júlio Araújo Filho, foi elogiado pelo governador por conseguir terminar a obra dentro do prazo previsto. Também agradeceu aos deputados estaduais e federais pelo apoio recebido para que a reforma se concretizasse.

Acabamento

Na tarde de ontem, o Palácio ficou aberto para visitação pública e hoje, ele será novamente fechado para a conclusão do acabamento, como o término do heliponto. Logo em seguida, devem ser trazidas as obras de arte que pertenciam ao prédio.

A reforma do prédio recuperou o projeto original do arquiteto David Xavier de Azambuja. Os vidros transparentes da fachada foram substituídos por vidros verdes, o que na época não foi feito por falta de recursos, já que os vidros teriam que ser importados.

Os Correios lançaram, durante a cerimônia de entrega das obras, dois selos comemorativos. Um aludindo à reforma do Palácio e outro marcando a gestão de Pessuti no governo do estado.