Continua preso

Como vai ser a ceia e a comemoração de Natal de Lula na prisão em Curitiba?

Foto: Agência Brasil

Preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ter um Natal diferente neste ano. Para começar, o petista não verá nenhum familiar na próxima segunda (24) e terça-feira (25), já que as visitas ao ex-presidente acontecem apenas às quintas-feiras na cela especial onde ele está preso em Curitiba.

O cardápio também não vai contar com grandes novidades. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal (PF), Lula e os demais presos na Superintendência terão o mesmo tratamento dedicado a eles durante o restante do ano. Familiares e amigos podem trazer dois pacotes de biscoito, uma barra de chocolate, frutas, roupas e material de higiene e limpeza.

Lula recebeu os filhos e advogados pela última vez na quinta (20). O encontro, que funcionou na prática como uma celebração de fim de ano, ocorreu um dia após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspender liminar do ministro Marco Aurélio Mello que libertaria o ex-presidente.

+Leia também: Contorno de Garuva pode deixar viagem a Guaratuba pela BR-376 mais rápida

Militantes vão fazer vigília

Apoiadores do ex-presidente, que montaram um acampamento em frente à PF desde que Lula foi preso, estão organizando uma vigília para a noite de Natal, na segunda-feira (24). Os militantes organizam um ato ecumênico e uma ceia de Natal no local, previsto para começar às 19 horas.

No Facebook, cerca de 550 pessoas confirmaram presença no evento até a última quarta-feira (19) e outras 2,9 mil afirmaram ter interesse em participar.

“Desde que foi preso injustamente, Lula não passou um dia sequer sem ouvir as palavras de apoio que vem do lado de fora. E na noite de Natal não seria diferente. Venha participar do grande ato ecumênico e ceia ao lado do presidente que mais fez pelo nosso povo!”, diz a descrição do evento.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Prisão

O ex-presidente atualmente cumpre a pena de 12 anos e um mês de prisão imposta a ele pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) no caso envolvendo o tríplex no Guarujá. O petista também aguarda ao desfecho de outros dois processos – só em Curitiba. A ação envolvendo o terreno para o Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo está pronta para a sentença. Já o processo referente ao sítio em Atibaia caminha para os ritos finais e deve ficar pronto para sentença nos primeiros meses do ano que vem.

A permanência de Lula na Superintendência da PF é alvo de polêmicas desde a prisão. Tanto a Polícia Federal quanto a Prefeitura de Curitiba já pediram a transferência dele do local, sem sucesso.

Para ter direito a passar do atual regime fechado para o semiaberto, Lula teria que cumprir no mínimo um sexto da pena. Na melhor das hipóteses para o petista, isso só vai acontecer em 2020, se ele não for condenado em outras ações até lá.

+Leia também: Está indo para o litoral do Paraná? Saiba se a sua praia está própria pra banho!

Enquanto isso, a defesa ainda espera o término do julgamento de um habeas corpus na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento foi interrompido e não há prazo para que volte à pauta dos ministros. Os advogados também não descartam um pedido de prisão domiciliar, mas o assunto já causou atritos entre membros da defesa do petista.

Por determinação do ex-juiz federal Sergio Moro, Lula está preso em uma cela especial, que era usado como alojamento para agentes da PF que vêm a Curitiba em missão. A sala, com cerca de 15 metros quadrados, tem uma cama, uma mesa, uma TV, um equipamento de ginástica e um banheiro privativo.

Natal com chuva? Meteorologistas indicam que vai ter aguaceiro no feriado sim!