Justiça nega censura, pedida por Janene

O corregedor regional eleitoral, desembargador Moacir Guimarães, indeferiu o pedido de tutela antecipada requerida pelo deputado federal José Mohamed Janene (PPB) ” visando a proibição imediata de qualquer veiculação jornalística no âmbito do jornal O Estado do Paraná, relativa a fatos que envolvam o autor, de forma direta, indireta ou subliminar”. O desembargador mandou que o processo seja distribuído de acordo com os trâmites normais.

Na ação, Janene acusa o senador Roberto Requião, candidato ao governo pelo PMDB, de destilar contra ele “impropérios, doestos e contumélias” com o objetivo de desqualifica-lo publicamente, utilizando-se para isso dos jornais de propriedade de Paulo Pimentel, candidato do PMDB ao Senado e réu nesse processo. A assessoria jurídica do PMDB já está preparando a contestação que apresentará à Justiça nos próximos dias.

Denúncias

José Mohamed Janene acusa Paulo Pimentel de abuso de poder político e de tentar manipular “os eleitores deste Estado, achincalhando a honra do autor e do sr. Antônio Celso Garcia, filiado ao PPB e candidato às eleições ao Senado da República nas eleições deste ano”. E aponta como exemplos da alegada tentativa de convencimento do eleitorado algumas manchetes recentes de O Estado como “Belinati e José Janene no olho do furação” ou “Justiça declara bens de José Janene indisponíveis”. Segundo Janene, O PMDB -através de O Estado – teria optado por essa postura depois de intensas negociações com seu partido que não resultaram no arrremate de um pretendido acordo para a disputa eleitoral.

Queixa-se de que o jornal teria dado um tom político às informações e questiona as associações feitas entre sua figura e a de Toni Garcia na divulgação de decisões judiciais

Na mesma peça o dirigente pepebista protesta contra o fato de o jornal haver noticiado a impugnação da candidatura de Achilles Batista Ferreira Júnior- funcionário do gabinete de Toni Garcia na Assembléia Legislativa- ao governo do Estado pelo PTC, referindo-se a ele como aliado do parlamentar.

Voltar ao topo