Seguem presos

Juíza nega novo pedido de liberdade a ex-governador Beto Richa e sua esposa

Foto: Gerson Klaina.

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou um habeas corpus do ex-governador Beto Richa (PSDB), preso desde terça-feira (11) no Regimento da Polícia Montada, no Tarumã. O texto da liminar ainda não foi divulgado e deve ser publicado apenas no dia 17. Ela também indeferiu pedido feito pela ex-primeira-dama Fernanda Richa.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Laurita Vaz foi quem negou, de uma só vez, em julho, 143 habeas corpus que pediam a liberdade do ex-presidente Lula (PT). Foi ela também que, um ano antes, havia concordado com o benefício da prisão domiciliar ao ex-médico Roger Abdelmassih, condenado 278 anos de prisão pelo estupro de 37 pacientes em sua clínica de reprodução humana.

O desembargador Laertes Ferreira Gomes, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), havia negado habeas corpus para libertar o casal Beto e Fernanda Richa nesta quarta-feira (12). Na decisão, o magistrado afirmou que a prisão é necessária para evitar que eles e os demais detidos deturpem a investigação que está em curso, orientando testemunhas e destruindo ou alterando documentos.

Você viu essa? Candidato à presidência, Cabo Daciolo promete derrubar todas as estatuas da Havan

Ele ainda justifica que, apesar de os fatos terem ocorridos há alguns anos, “seus efeitos são contemporâneos, e ao que tudo indica as práticas criminosas ainda se perpetuam mediante o recebimento de proveitos da empreitada criminosa”. “Mostra-se inevitável a adoção de medidas amargas que cessem a cadeia delitiva e sirvam de referência aos que tratam com desprezo às instituições públicas, sempre acreditando na impunidade”, despachou.

Áudio: Richa chama propina de ‘tico-tico’ em conversa apresentada como prova de corrupção