Governo responde a críticas de senador

A assessoria de imprensa do governo do Paraná, ao comentar críticas do programa estadual do PSDB, que foi ao ar na segunda-feira (17) à noite, disse que “o senador Álvaro Dias perdeu uma excelente oportunidade de continuar calado. Sua reestréia na televisão paranaense, agora com nova plumagem, demonstrou absoluta ignorância sobre o que acontece no seu Estado”.

Segundo a assessoria, se Álvaro Dias viesse mais vezes ao Paraná, constataria que todos os compromissos de campanha da ampla frente que o derrotou no segundo turno das eleições do ano passado estão sendo cumpridos.

“O programa Leite das Crianças, que ele canhestramente tentou copiar, já é uma realidade em dezenas de municípios e atende milhares de crianças subnutridas. Parece que só ele não sabe disso”, rebateu a assessoria.

Outro programa citado pela assessoria de Requião que já foi implantado integralmente é o Luz Fraterna, isentando do pagamento de conta de luz mais de 700 mil paranaenses. “A isenção já foi dada, as pessoas não pagam mais a conta e o senador continua no escuro também quanto a esse compromisso.”

Invasões

Para a assessoria, um dos momentos mais constrangedores do programa do PSDB foi quando o senador Alvaro Dias falou sobre as invasões de terra no Paraná, revelando total desconhecimento da realidade local. “Não é possível que ele ignore que, neste governo, aconteceram 29 invasões e 29 desocupações. Nunca se cumpriram tantos mandatos de reintegração de posse como agora. Com uma diferença: todas as reintegrações foram feitas sem violência, à luz do dia, com o testemunho da imprensa, do Ministério Público e de juizes.”

Lembra ainda que começa pelo Paraná o programa de reforma agrária do governo federal, com o assentamento da Araupel, um dos maiores do país e que foi viabilizado por causa de intervenção direta do governador Roberto Requião.

Já quanto à crítica do senador à política de segurança do governo estadual, a Assessoria de Imprensa lembra que o problema continua ainda grave, “em função do sucateamento de todo o sistema de segurança pública paranaense promovido pelo governo anterior, sustentado pelo partido em que o senador Dias agora milita”. Seguro de vida para os policiais civis e militares, reajustes salariais, promoções, aumento da frota de veículos, compra de novos armamentos, novo Estatuto da Polícia Civil, para afastar a banda podre de forma mais rápida, as criações da Polícia Comunitária, da Patrulha Escolar, da Força Verde, a incorporação de quase dois mil policiais civis e militares, são algumas das iniciativas do novo governo elencadas pela assessoria do governo.

“O que os novos aliados de Álvaro Dias destruíram em oito anos, na área da segurança pública, o novo governo está reconstruindo em menos de dez meses”, declarou.

Pedágio

Em relação ao pedágio, garantiu: “O senador Álvaro não perde por esperar. Estamos muito próximos de uma solução. De qualquer maneira, o governador nunca fixou prazo. Mesmo porque trata-se de um enfrentamento que não se circunscreve ao Paraná. Provavelmente o senador não sabe, mas o mesmo grupo que domina o pedágio aqui no Estado tem 85% das concessões do pedágio no país. Trata-se de uma situação complexa, uma batalha difícil, com implicações nacionais, é toda a lei de concessão que está em jogo”.

Para a assessoria, outro momento “de ignorância surpreendente” revelado pelo senador agora tucano foi quanto à realidade econômica paranaense. A Assessoria disse que “apenas o afã de criticar sem base nos fatos” poderia explicar a razão de o senador ignorar as estatísticas do Ministério do Trabalho que indicam a criação de 85 mil empregos diretos, com carteira assinada, no Estado, nos primeiros nove meses do ano.

“Como paranaense, ele devia se orgulhar por sermos hoje um dos Estados que mais cria empregos, que lidera o crescimento industrial e a geração de emprego nesse setor, em todo o país. Mais ainda, nesses mesmos nove meses foram criados no Paraná 27 mil novas empresas, graças às isenções de impostos e aos programas de incentivos fiscais do governo estadual”.

Os assessores do governador informaram ainda que vão sugerir ao senador Álvaro Dias que divulgue entre seus pares no Senado o programa de troca de imposto por emprego, executado pelo atual governo paranaense. Conforme a Assessoria, esse programa isentou ou cortou imposto de 127 mil das 170 mil empresas contribuintes do ICMS. A Assessoria sugere também, que o senador divulgue o programa “Bom Emprego Fiscal”, que dilata por 48 meses, com mais 48 meses para pagar, o ICMS de empresas que queiram investir no Paraná, especialmente nas regiões menos desenvolvidas do Estado.

A Assessoria comunicou ainda, que vai enviar ao senador, para divulgação em Brasília, informações sobre o programa que dilata por quatro anos o pagamento do ICMS incidente sobre energia elétrica, mais um mecanismo de incentivo a investimentos em regiões de menor renda. Assim como os resultados da decisão do governador de não aplicar o aumento de 25% nas tarifas de energia elétrica, que teve forte impacto positivo sobre a economia estadual.

Voltar ao topo