Empresários criam comitê PMDB e PSDB

Um grupo de empresários de Curitiba e Região Metropolitana inaugura hoje à noite o Comitê Requião-Alckmin, apoiado pelo governador em exercício Hermas Brandão (PSDB) e por deputados estaduais e federais do PMDB. Brandão, que defende uma aliança entre Alckmin e Requião desde o início das articulações para as eleições, considera a iniciativa importante e irá participar do evento. ?Estou trabalhando em cima dessa possibilidade há muito tempo?, disse.

Segundo um dos organizadores do movimento, o engenheiro Júlio Araújo Filho, a proposta é de unir pessoas que acreditam nas propostas do governador licenciado e candidato a reeleição Roberto Requião (PMDB) e do candidato à presidência Geraldo Alckmin (PSDB). Para Araújo, tanto Requião, quanto Alckmin são administradores competentes e éticos que poderão realizar uma boa gestão. A sede do novo comitê vai funcionar no Comitê Empresarial de Apoio ao governo Requião, no Batel.

O empresário e deputado federal eleito Rodrigo Rocha Loures (PMDB) disse que a maior parte da bancada federal do PMDB possui simpatia por Alckmin. ?Vou dar o meu apoio ao comitê. Acredito que é preciso uma renovação no âmbito federal. Sou a favor da candidatura de Alckmin, pelas suas propostas de retomada de desenvolvimento e de choque de gestão no governo federal? disse. O deputado afirmou também que vários deputados estaduais do PMDB são favoráveis a candidatura de Alckmin.

Segundo Loures, embora haja duas correntes dentro do PMDB, uma em favor de Lula e outra de Alckmin, ele acredita que o ponto comum encontra-se numa aliança em torno de Requião. O deputado entende que a união de Requião e Alckmin é uma grande oportunidade para o setor industrial do Paraná. ?Temos um governador parceiro e aliado dos empresários paranaenses, e temos a chance de eleger um novo presidente?, declarou.

O deputado estadual eleito Reinhold Stephanes Jr. (PMDB), que também vai estar presente na inauguração do comitê, afirmou que convidou alguns deputados peemedebistas, como Kielse e Artagão Júnior, para irem ao evento. Segundo ele, os dois deputados confirmaram presença.

Stephanes afirmou que sempre houve duas visões distintas dentro do PMDB do Paraná, uma em favor do presidente Lula, outra em favor de Alckmin. ?O velho MDB de guerra, em que se enquadram deputados como Nereu Moura, Luiz Cláudio Romanelli e Valdir Pugliesi, é Lula. E o novo PMDB, os deputados federais, é Alckmin. Coabitamos pacificamente?, disse.

Empresariado

De acordo com Araújo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures (pai do deputado federal de mesmo nome) e o presidente da Associação Comercial do Paraná, Virgílio Moreira, devem comparecer ao comitê, para transmitir seus apoios pessoais. ?Queremos juntar todos os empresários que estão se manifestando em favor dessa opção. No Paraná tivemos uma administração exemplar que será consolidada no próximo mandato de Requião. Mas, esse trabalho terá relevância, se tivermos um Brasil com crescimento consistente e amplo, o que Alckmin pode fazer?, declarou. 

Voltar ao topo