Deputados do PPS definem prioridades

Os deputados estaduais do PPS definiram as prioridades que vão adotar em seus mandatos, a partir de 1.º de fevereiro. Os municípios do litoral do Estado e o porto de Paranaguá terão prioridade absoluta no mandato do deputado eleito Waldir Leite (PPS) nos próximos quatro anos. “O litoral paranaense foi relegado a segundo plano nos últimos oito anos”, disse Leite.

A seu ver, saneamento básico, habitação popular e ensino superior devem ser tratados como questões emergenciais para toda a região. “Estas áreas já foram apontadas pela população local, no Fala Litoral, como aquelas que merecem tratamento mais imediato e mais atencioso do poder público”, lembrou Leite, referindo-se à consulta popular realizada pelo PPS no último verão em toda a orla paranaense.

Ele enfatizou que a população mais carente de Paranaguá precisa de um programa de moradia, conjugado com ações de cidadania que incluam saúde, educação e alimentação, além do já citado saneamento básico. “O povo que habita a periferia de Paranaguá, assim como de outros municípios litorâneos, como Matinhos, necessita urgentemente ser resgatado das condições de vida insalubre que hoje enfrenta”, disse Leite.

Acrescentou que a modernização do porto de Paranaguá precisa se acentuar nos próximos anos para tornar o terminal mais competitivo, processo que deve levar em conta os interesses dos trabalhadores portuários. “Ao contrário do que muitos pensam, não são coisas antagônicas. É perfeitamente possível conciliar a modernização com os direitos dos empregados”.

Criança

“Meu mandato de legisladora será consagrado à perseguição de um objetivo muito bem definido: o apoio à criança e ao adolescente de forma integrada, envolvendo todos os aspectos de suas necessidades e anseios”. A afirmação é da deputada eleita Arlete Caramês, que exerce mandato de vereadora pelo PPS em Curitiba, a propósito de suas expectativas sobre a Assembléia Legislativa.

Arlete e sua assessoria já participaram de reuniões com organismos do governo estadual responsáveis pela área a fim de se inteirarem dos programas existentes destinados à criança e à família. “Temos alguns projetos em gestação que deverão se transformar em realidade. Esperamos implementar políticas públicas sociais voltadas a esses segmentos em parceria com o Estado”, disse a futura deputada.

Ela ressaltou que a atenção à criança e ao adolescente envolve situações complexas, como prostituição infantil, abuso sexual, alcoolismo e uso de drogas. “Em boa parte, os problemas derivam da miséria e da falta de instrução, o que determina a busca de projetos de geração de emprego e renda para a família como um todo. Além disso, há ações específicas, como por exemplo o apoio aos conselhos tutelares do Estado”, explicou Arlete.

Arletre enfatizou que também dedicará as suas energias a um objetivo específico, de interesse geral da sociedade: a atenção às famílias de crianças e pessoas desaparecidas e o aparelhamento das instituições policiais para o combate e prevenção a este tipo de crime.

Isfer cobra mais atenção à LRF

Fabiane Prohmann

Em seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa, Marcos Isfer (PPS) atuará no sentido de garantir que o Estado cumpra seus compromissos com a responsabilidade social. “É essencial cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Só se gasta o que se arrecada. Mas isso precisa ser feito sem prejuízo de um avanço na direção do social. Saúde, educação e moradia popular precisam ter prioridade zero”, afirmou o deputado.

Isfer disse que o PPS espera do governo do Estado o cumprimento de compromissos como o restabelecimento da Lei Rubens Bueno (eleições diretas para diretores de escolas), apoio à pequena e micro empresa e aos pequenos produtores rurais e garantia de atendimento cidadão às crianças de zero a seis anos, hoje excluídas das políticas sociais do Estado.

O deputado declarou que a bancada do PPS vai defender uma vigilância severa sobre as empresas concessionárias de estradas e o cumprimento rigoroso de cláusulas contratuais. “A comissão de acompanhamento ficou no papel. Não existe fiscalização”, disse Isfer. Na sua opinião, “a população deve ter participação direta no processo fiscalizador, assim como a Assembléia precisa assumir um papel mais ativo na questão”. “Há muitos furos aí que serão devidamente apurados”, prometeu Isfer.

Silvestri se dedicará ao Orçamento

Fabiane Prohmann

A partir de sua experiência como presidente da Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa, o deputado Cézar Silvestri (PPS) planeja fazer parte do colegiado similar na Câmara Federal. “Acredito que, pelo conhecimento acumulado nestes últimos anos, tenho condições de integrar a Comissão de Orçamento da Câmara, onde poderei dar uma contribuição efetiva no exercício do mandato parlamentar”, disse o deputado federal eleito.

Silvestri afirmou que a definição do Orçamento Geral da União – assim como o detalhamento da proposta orçamentária do Estado, no caso da Assembléia – é uma das tarefas mais relevantes do Congresso. “É na distribuição dos recursos arrecadados junto ao contribuinte que um governo define a que veio. Da mesma forma, é no remanejamento da proposta orçamentária que o parlamento, dentro de algumas limitações, dá sua feição ao orçamento”, disse ele.

Representante de Guarapuava e região, Silvestri também pretende priorizar a agricultura e o ensino superior. “Só com apoio à agropecuária e com a vitalização da educação de terceiro grau vamos assegurar o crescimento das pequenas e médias cidades do interior. É essa a fórmula para garantir a manutenção das populações jovens em suas cidades de origem”, diz.

Voltar ao topo