Unanimidade

Deputados devem confirmar Durval como conselheiro do TCE

A Assembleia Legislativa escolhe hoje, em uma sessão especial, quem será o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Dois candidatos concorrem à vaga aberta pela aposentadoria de Heinz Georg Herwig: o atual chefe da Casa Civil do governo do Estado, deputado Durval Amaral (DEM), e o auditor do TCE, Claudio Augusto Canha. Porém, a eleição parece já estar definida. Tanto a oposição quanto a bancada governista apoiam a candidatura de Amaral, que, ao que tudo indica, é unânime entre os deputados estaduais.

“Não é surpresa que o candidato Durval Amaral deve ter a totalidade dos votos. Ele tem um perfil político e técnico que contempla as exigências do TCE”, avalia o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), que não vê polêmica sobre a indicação do candidato. Para o líder do governo na Casa, Ademar Traiano (PSDB), o bom relacionamento de Amaral entre os deputados estaduais foi determinante para sua vantagem sobre o adversário. “Não vejo ninguém que seja contrário à indicação. Não há nenhuma orientação de nenhum dos lados, mas Durval, além de ter esta condução privilegiada, é habilidoso e competente.”

Nani Gois/Alep
Durval Amaral.

Antes da votação os dois candidatos terão a oportunidade de se manifestar em plenário. A eleição ocorre por voto nominal e secreto e é preciso pelo menos a metade mais um dos votos para ser eleito. O escolhido terá direito ao salário vitalício de R$ 24 mil para trabalhar no órgão responsável por fiscalizar o uso do dinheiro público nos 399 municípios paranaenses.

A eleição de hoje é a segunda da gestão do governador Beto Richa (PSDB). No ano passado, o procurador-geral do Estado, Ivan Lelis Bonilha, foi eleito para ocupar a vaga que seria de Maurício Requião, em um imbróglio judicial que se arrasta desde 2008. Em 2011, a Assembleia invalidou a eleição do irmão do ex-governador Roberto Requião e fez novo pleito.