Menos cadeiras

Colombo dá posse a 17 vereadores e à prefeita Beti Pavin

Foto: Divulgação

O plenário da Câmera Municipal de Colombo ficou lotado neste domingo, 1º de janeiro, pela população colombense que compareceu para acompanhar Sessão Solene de Posse dos 17 vereadores eleitos para a legislatura 2017/2020, da prefeita reeleita, Beti Pavin (PSDB) e do vice-prefeito, Sérgio Pinheiro (PP).

Tomaram posse os vereadores: Sidinei Campos (PRP), Ângelo Betinardi (PTC), Marcos Dumonte (PEN), Pastor Jerçon (PSL), Pelé (PTB), Marquinho Berlesi (PSDB), Dr. Antoninho (PSDB), Eurico Dino (PR), Anderson Prego (PT), Dolíria Strapasson (PSDB), Thiago de Jesus (PRB), Élcio do Aviário (PSDB), Renato Lunardon (PV), Vagner da Viação (PRB), Vardão (PSB), Issa (PTB) e Edson Baggio (PTC).

Colombo é uma das poucas cidades no Paraná que reduziu o número de cadeiras no Poder Legislativo para os próximos quatro anos, baixando de 21 para 17 o número de vereadores, mudança aprovada pela Emenda à Lei Orgânica 12/2015, de 7 de julho de 2015.

Em seguida à posse dos vereadores, foi realizada a posse da prefeita Beti Pavin e do vice-prefeito, Sérgio Pinheiro. Ambos destacaram a importância do diálogo entre os dois Poderes municipais, o Executivo e o Legislativo. “Durante essa caminhada frente ao governo municipal, pude contar com parceria dos excelentíssimos vereadores, sempre atentos aos anseios da população. O desafio de cumprir nossas metas somente será possível com essa parceria e a confiança dos colombenses”, destacou a prefeita reeleita.

Ela também reafirmou o compromisso com projetos como o da Santa Casa de Colombo e da Rodovia da Uva: “Estou atenta ao recado da população colombense, que decidiu manter-me no governo, mas que também quer mais. Não elegeu uma continuação conformista, mas uma continuidade pró-ativa. Alegra-me a consciência constatar que a maioria  dos compromissos assumidos para a gestão anterior foram integramente cumprida ou estão em vias de sê-lo. Faço aqui um destaque a Santa Casa de Colombo, uma das principais bandeiras da nossa primeira gestão. Conseguimos chegar à primeira etapa, queremos agora a segunda, que é tê-la funcionando 24 horas por dia e realizando cirurgias. E a Rodovia da Uva, obra que iniciou há quase dez anos, trabalhamos para que seja finalmente concluída. Estamos nas tratativas, temos o compromisso de que o governador [Beto Richa] vai honrar e cumprir com o compromisso assumido com nosso município”, destacou.

A sessão, realizada no Plenário Tancredo de Almeida Neves da Câmara Municipal de Colombo foi iniciada com uma benção ecumênica realizada pelo padre Hildo Afonso Ferrarini, representando a Igreja Católica; o pastor Pastor Sebastião Cunha, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Restaurar; o mestre João Paulo de Souza Ferraz, da Sociedade Espírita Missionários da Luz, representando a Doutrina Espírita e o Jorge Kibanazambi, representando a religião Matriz Africana.

A solenidade também contou com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) feita por profissionais do Centro de Ensino de Português e Libras (Cepol) e foi transmitida simultaneamente por um telão de LED instalado na fachada da Câmara para o público fora do plenário.

Eleição da Mesa Diretora

Em seguida à sessão solene de posse, foi a Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Colombo para o biênio 2017/2018, conforme determina o Artigo 23 da Lei Orgânica Municipal. Foi eleita a chapa única cadastrada para o pleito, a Chapa “Renova Legislativo”, tendo como candidato à presidente do Legislativo o vereador Vagner Brandão, o Vagner da Viação (PRB), vice-presidente João Marcos Berlesi, o Marquinho Berlesi (PSDB). Completam a mesa diretora os vereadores Edson Luiz Bagio (PTC), como 1º Secretário; Mauricio Fortunato da Paixão, o Issa (PTB), como 2º Secretário e Renato Lunardon (PV), como 3º Secretário. A mesa foi eleita com 13 votos a favor, 2 contra e 2 votos em branco.

O presidente da Câmara eleito, Vagner da Viação, destacou que o atual momento é de os políticos diminuírem a desconfiança da população quanto ao trabalho nos legislativos: “Vivemos no Brasil com esse momento de crise, uma fase muito difícil. Nós, políticos, temos de dar uma resposta, provar que existem pessoas de bem nesses cargos, que pensam no desenvolvimento social dos nossos munícipes. Estar tomando posse novamente como vereador e com a anuência dos meus pares, estar tomando posse como presidente desta Casa, me faz querer dar muito mais trabalho em favor de Colombo”, discursou.

Renovação

Nove das 17 cadeiras da Câmara serão ocupadas por novos vereadores em relação aos da legislatura 2013/2016, em que oito vereadores foram reeleitos. O candidato mais votado no pleito foi Sidinei Campos, com 1.941 votos (1,98% dos votos válidos), reeleito para seu segundo mandato.