Campanha do TRE/PR explica voto eletrônico

Na Boca Maldita, fervilhante numa manhã ensolarada de sábado, o primeiro sinal da campanha eleitoral que vem por aí: o Tribunal Regional Eleitoral instalou ontem uma barraca com urna eletrônica e funcionários para orientar os interessados sobre o seu uso.

É o início de uma campanha de divulgação que vai se estender ao longo do período pré-eleitoral, para tirar as dúvidas que porventura ainda restem entre os eleitores curitibanos. À tarde, a barraca foi transferida para o Colégio Bom Jesus. Nas primeiras semanas ela vai percorrer as escolas, principalmente aquelas que abriguem cursos de alfabetização para adultos.

Para o diretor-geral do TRE, Ivan Gradowski, trata-se de uma medida de cautela, apenas, porque o eleitor brasileiro está plenamente capacitado para operar a urna eletrônica: ?Afinal, já tivemos três eleições no País utilizando o sistema com pleno êxito. Podemos dizer que temos um grande know-how sobre o assunto?, observa.

Gradowski nota que a confiabilidade do sistema vem aumentando a cada pleito e já não existe mais desconfiança por parte do eleitor: ?No começo tivémos muitos questionamentos, principalmente por parte de políticos. Hoje já não se justifica. A experiência demonstrou que se trata de um sistema extremamente seguro. E simples de operar, com inúmeras vantagens em relação ao voto manual.?

Composição

Segundo ele, das alterações determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para o pleito deste ano, a principal delas a mudança da composição das Câmaras Municipais com a redução de 8 528 vagas em todo o País – 315 só no Paraná – não vão representar qualquer dificuldade para o trabalho do tribunal. Os novos números deverão ser informados pelas Câmaras ao TRE, que só interfere se eles não estiverem de acordo com a tabela determinada pelo TSE.

Gradowski elogiou a redução adotada pela Justiça Eleitoral. Ele acredita que ela vai, efetivamente, representar economia para os cofres públicos: ?Até porque há um projeto em tramitação no Congresso que determina a redução das despesas onde as bancadas foram diminuidas, com o redirecionamento dos recursos para obras que beneficiem a população. Isso é muito positivo?.

Prazos

Gradowski espera um grande movimento no TRE amanhã, último prazo para que os partidos requeiram o registro de suas chapas de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, bem como das coligações. O prazo encerra às 19h. Ainda assim, permanece aberta a possibilidade de registro para aqueles que tiveram suas candidaturas aprovadas pela convenção, mas não registradas pelos partidos políticos.

Voltar ao topo