Barbosa Neto dá apoio para Belinati em Londrina

Terceiro colocado nas eleições municipais de Londrina, com mais de 62 mil votos, o deputado federal Barbosa Neto (PDT) não agüentou muito tempo na neutralidade que havia declarado após o primeiro turno e anunciou, ontem, apoio a Antonio Belinati (PP), que disputa, o segundo turno com Luiz Carlos Hauly (PSDB).

“Permanecer neutro seria mais cômodo para mim, mas achei que devia uma satisfação aos mais de 62 mil eleitores que votaram em mim no primeiro turno”, disse Barbosa Neto, para depois justificar sua escolha. “Decidi por Belinati porque é o candidato mais humilde, mais humano e que assumiu alguma das nossas proposições para a administração municipal.”

Barbosa Neto reconheceu que a disputa acirrada (até com ataques pessoais) com Hauly no primeiro turno, quando apareceu em segundo lugar em quase todas as pesquisas, mas foi ultrapassado, perdendo por menos de 2 mil votos, motivou sua decisão.

“Não posso apoiar um candidato que me agrediu, que me atacou durante toda a campanha. Além disso, não quero que Londrina caia em mãos erradas, com um candidato que defende os interesses dos ricos e não os do povo”, declarou.

Barbosa Neto acredita não haver problemas em anunciar apoio a Belinati após o presidente estadual de seu partido (PDT) ter participado da campanha de Hauly. “O partido optou pela neutralidade e liberou seus filiados para apoiar quem quiserem. O senador Osmar Dias apoiou o Hauly, eu optei pelo Belinati”, dizendo que não negociou o apoio, apesar de Belinati ter declarado, ontem, que Barbosa Neto possa ser seu herdeiro político. “O apoio é gratuito, não exige nenhum compromisso com cargos e nem com o futuro”, disse, revelando que também não conversou com Belinati sobre a possibilidade de o pepista ter sua candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julga recurso contra o registro de Belinati e, em caso de cassação, Barbosa o substituiria no segundo turno. “Acho injusto e, até, indelicado tratar desse assunto com ele agora. Temos que aguardar a decisão da Justiça, mas não tenho nenhuma expectativa neste sentido”, disse.

Enquanto Belinati comemora a adesão de Barbosa Neto (que já gravou depoimento para o programa eleitoral e participa da campanha nesta última semana antes da votação de domingo), Hauly segue recebendo visita de tucanos ilustres.

Depois de receber o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, na semana passada, Hauly fez campanha, ontem, acompanhado do governador de São Paulo, José Serra, pelas ruas de Londrina. Lideranças tucanas do estado, como o senador Alvaro Dias, o prefeito de Curitiba, Beto Richa e o presidente do PSDB do Paraná, Valdir Rossoni também participaram das atividades na cidade.

Ainda ontem, a cúpula tucana seguiu para São Paulo, onde Beto e Rossoni participariam prestariam apoio ao candidato Gilberto Kassab (DEM). Os tucanos do Paraná ainda têm compromissos eleitorais no Rio de Janeiro (apoiam Fernando Gabeira – PV), e Cuiabá (MT), com o tucano Wilson Santos.