Amapar debate Operação Mãos Limpas

A Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) vai reunir nesta sexta-feira todos os juízes criminais do Estado para discutir a violência, drogas, crime organizado e corrupção. Do evento, que será realizado durante todo o dia no Palácio da Justiça, participarão também promotores de justiça e especialistas, para tirar conclusões para complementar a proposta da Operação Mãos Limpas, que está sendo elaborado pela Amapar a pedido do governador Roberto Requião (PMDB).

“Os magistrados darão todo o apoio e colaboração, mas atuam como uma espécie de freio institucional à tendência incoercível ao abuso que se manifesta em certas atuações nos órgãos do Estado nessas ocasiões”, adiantou o juiz Roberto Portugal Bacellar, presidente da Associação.

Juizes e procuradores da Justiça Federal também vão participar do encontro, que vai debater ainda a estrutura da justiça criminal do Estado. As manifestações iniciais estarão a cargo do presidente do conselho deliberativo da Associação dos Magistrados de Santa Catarina, Ricardo Roesler; do presidente da Associação dos juizes do Rio Grande do Sul, José Aquino Flores de Camargo, dos juízes João Kopytowski, do Tribunal de Alçada do Paraná e presidente da Comissão de Combate à Violência e o Crime Organizado da Amapar; e José Laurindo de Souza Neto, juiz dos juizados especiais cíveis e criminais de Curitiba; e do promotor de justiça, Ramatis Fávaro, da Promotoria de Investigações Criminais.

Ao final do encontro um documento síntese será lançado, advertindo as autoridades para o que se passa no Paraná na área de segurança pública. Para o evento foram convidados também o governador Roberto Requião; os presidentes dos Tribunais de Justiça e Alçada, Otto Sponholz e Clayton Camargo; a procuradora geral de justiça, Maria Tereza Uille Gomes; o corregedor geral da justiça, Roberto Pacheco Rocha; Mário Sérgio Nicolau, comandante geral da Polícia Militar; Hélio Cardoso Derenne, superintendente regional do Departamento da Polícia Rodoviária Federal; Adauto Abreu de Oliveira, delegado geral da Polícia Civil; Juliano Maciel, superintendente regional da Polícia Federal do Paraná; presidentes das secionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Paraná e Curitiba, José Hipólito Xavier da Silva e Renato Kanayama.

Os presidentes das Associações dos Magistrados do Trabalho da IX Região, dos juizes federais do Paraná e da Associação Paranaense do Ministério Público, Morgana Richa, Friedmann Andersen Wemdpap e Cid Marcus Vasquez também participarão.

Voltar ao topo