Alvaro usa tribuna do Senado para explicar apoio a Osmar

O senador Alvaro Dias (PSDB) usou a tribuna do Senado, ontem à tarde, para esclarecer sua decisão de apoiar o irmão e candidato do PDT ao governo, senador Osmar Dias, principal adversário do candidato tucano Beto Richa.

No pronunciamento, Alvaro disse que, além dos laços familiares, a decisão o deixa confortável porque acredita se tratar da melhor escolha para o estado.

“É a mais adequada. E posso afirmar isso por conhecer os dois, o modelo de gestão apresentada por cada um e o perfil de caráter e personalidade dos dois. Osmar tem mais condições de oferecer ao Estado um governo competente e honesto”, disse o senador tucano.

Em respeito ao PSDB, Alvaro afirmou que iria se abster de criticar o candidato tucano ao governo, mas deixou registrado que se sentiu ofendido com os ataques que a campanha do PSDB vem fazendo a Osmar no Paraná.

Principalmente, a propaganda eleitoral gratuita em que os tucanos recorrem ao confronto entre professores e policiais ocorrido durante o governo de Alvaro, em 1988, para atacar Osmar. “São ataques sorrateiros, agressões fortuitas, desnecessárias e improcedentes”, disse o senador Alvaro Dias.

No início da campanha eleitoral, Alvaro havia declarado neutralidade na campanha ao governo do Paraná. Neste período, trabalhou pela candidatura presidencial de José Serra e de Gustavo Fruet ao Senado.

Porém, as referências da campanha tucana ao episódio registrado no seu governo levaram o senador a declarar o voto na semana passada ao irmão. “De início, optei por postura de neutralidade que significasse respeito ao partido e respeito à família. Ataques de natureza política se justificam, de discordâncias, combate a determinadas alianças, até mesmo eventuais incoerências que possam ser politicamente condenadas, mas, sob o ponto de vista moral, o ataque desonesto tem que ser repudiado”, afirmou.

O senador Eduardo Suplicy (PT) aproveitou o discurso do senador tucano para elogiar o senador Osmar Dias. “Sou testemunha da seriedade com que Osmar Dias sempre trouxe os temas da agricultura do Paraná, de como ele sempre procurou estabelecer o diálogo, sempre respeitoso, inclusive quando houve diferenças. Às vezes temos pequenas discordâncias, mas sempre no sentido de colaborar com um interesse maior, o da Nação”, afirmou.

A campanha tucana preferiu não comentar as declarações de Álvaro no Senado. O presidente estadual do partido, Valdir Rossoni, também silenciou sobre a manifestação do senador tucano.