Polícia Federal encontra bombas próximo à Estrada do Colono

A Polícia Federal apreendeu hoje em Foz do Iguaçu 15 coquetéis Molotov próximo à Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu. Os explosivos estavam a poucos metros do acampamento dos manifestantes que invadiram a estrada no sábado. Eles tentam reabrir à força a via para o tráfego de veículos.

O conflito pela reabertura da estrada se arrasta por vários anos. Em 1997, lideranças da região tomaram conta do acesso embasadas em decisão judicial do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região. A estrada ficou em uso até junho de 2001, quando voltou ao controle do estado. “Os impactos ambientais que se fizeram durante o tempo de ocupação e do uso da estrada se constituem até hoje em cicatrizes abertas na natureza selvagem do parque. Uma nova agressão certamente resultará em impactos irreversíveis a este patrimônio mundial, refletindo também diretamente na conservação do Parque Nacional Iguazu (Argentina)”, alerta a equipe que trabalha na unidade de conservação brasileira.

Os manifestantes estão acampados na entrada do parque e bloquearam a estrada com terra e pneus. Toda a mata que cobria os 17 quilômetros da estrada foi destruída. Em Capanema, no outro extremo do parque, há um número maior de manifestantes em outro acampamento montado à beira do Rio Iguaçu. Eles estão construindo uma balsa para cruzar o rio.

De acordo com a Polícia Federal, os policiais que vão trabalhar na desocupação da estrada começam a chegar a Foz do Iguaçu. A Justiça e a PF deram prazo até as 12h de hoje para que os invasores deixassem o local, mas eles decidiram permanecer e pretendem resistir a uma ação policial para a reintegração de posse.

Voltar ao topo