Parceria entre governos traz implantação de políticas públicas para mulheres

O Governo do Paraná firmou nesta terça-feira (21) um acordo com o Governo Federal que prevê a implantação de políticas públicas do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). O acordo de cooperação foi assinado durante a Escola de Governo, pelo governador Roberto Requião, pela deputada estadual e presidente do Conselho Estadual da Mulher, Elza Correia (PMDB), pelas deputadas Cida Borghetti (PP), Arlete Caramês (PPS) e Luciana Rafagnin (PT), pela vereadora curitibana Julieta Reis (PSB) e pela vice-presidente do Conselho, Elza Campos. O documento ainda será assinado pela Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire.

?Esse pacto firmado hoje vai ajudar na implantação das políticas do PNPM. No Paraná, várias delas já estão em prática e queremos que este seja um plano vigente não só nesse governo?, declarou Elza. ?Isso reforça o compromisso do governo estadual com ações que visam à garantia dos diretos humanos e da cidadania de toda a população?, completou.

A deputada Elza explicou que o PNPM já é uma realidade. Ele é formado por 199 ações, elaboradas a partir dos resultados da I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. ?O Paraná foi co-autor do plano, tendo contribuído com 300 propostas das mais diversas áreas?, destacou.

No Estado

Muitas dessas idéias já estão sendo colocadas em prática no Paraná. Segundo Elza, elas se baseiam em quatro pilares: promoção de igualdade no mundo do trabalho; educação inclusiva e não sexista; saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos; e o enfrentamento à violência contra as mulheres.

Um dos projetos do Conselho Estadual da Mulher é dar atenção às mulheres que moram em zonas rurais e que estão ligadas a atividades de agricultura familiar. E mais: são promovidas ações de capacitação para o trabalho e geração de renda, e foi conquistada a ampliação do ingresso das mulheres na Polícia Militar.

A deputada adiantou que em março será inaugurado o Centro de Referência e Atendimento Psicossocial e Jurídica a Mulheres em Situação de Violência, que prestará auxílio psicológico, jurídico e serviços de orientação para a população de Curitiba e Região Metropolitana. ?Este será mais um importante equipamento para auxiliar mulheres vítimas de violências doméstica, psicológica e sexual?, concluiu. O evento, que será realizado no dia 07, contará com a presença da secretária Nilcéa Freire.

Voltar ao topo