E o vento levou...

Vendaval derruba telhado e alunos ficam sem aula

Tempestade com granizo e vendaval que ultrapassou 80 km/h causaram prejuízos e transtornos ontem em pelo menos oito municípios do Paraná. Noventa residências e seis prédios públicos foram danificados. Em Curitiba, cerca de 30 mil casas ficaram sem luz. Árvores caíram e atrapalharam o trânsito no Centro e Boqueirão. Em Colombo, uma escola foi totalmente destelhada.

Segundo boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado na tarde de ontem, 2.160 pessoas foram afetadas no Paraná. A maioria em Mangueirinha, no Centro-Sul do Estado, onde 55 imóveis foram danificados. Também houve prejuízo em Chopinzinho e Saudade do Iguaçu. Na região foram registrados os ventos mais fortes, de até 85 km/h.

Aulas suspensas

Na Região Metropolitana de Curitiba, os maiores estragos aconteceram em Colombo, onde 20 casas foram danificadas. O telhado da Escola Municipal João Batista Stocco, no bairro Moinho Velho, foi destruído. Cerca de 400 alunos estavam nas salas de aula no momento, mas ninguém se feriu. As aulas foram suspensas por tempo indeterminado.

Em Curitiba, 30 mil casas ficaram sem energia elétrica devido ao vendaval. A previsão da Copel era que o fornecimento de energia estaria normalizado até o final da tarde de ontem. Os bairros mais atingidos foram Bacacheri, Boqueirão, Cidade Industrial, Santa Felicidade e Uberaba.

Agora cai a temperatura

Árvores caíram e interromperam o trânsito nas ruas Amintas de Barros, no Centro, e Carlos Essenfelder, no Boqueirão. Em vários pontos, galhos caíram e atrapalharam a circulação de veículos. Um carro foi atingido na Rua Deputado Carneiro de Campos, no Hugo Lange, deixando danos materiais. Também foram registradas ocorrências em Almirante Tamandaré e Pinhais. Mas, apesar dos estragos, não houve vítimas em nenhum município paranaense.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a ventania e as tempestades foram causadas por uma frente fria que passou pelo Estado ontem. Os ventos mais fortes, de até 85 km/h, foram registrados na região de Palmas, no Centro-Sul. Para hoje, não há previsão de chuva na região de Curitiba, mas a temperatura deve cair bastante, com mínima de 9 graus.

Veja na galeria de fotos os estragos.