Serve até pra "falar"

Usar um smartphone pode não ser uma tarefa fácil

Com o 13.º salário no bolso, muita gente correu para as lojas de telefonia celular em busca dos tão falados e sonhados smartphones, que são os aparelhos com funções extras, como acesso à internet, câmeras fotográficas digitais e mp3 players. No entanto, o que muitos consumidores não sabem é que manusear esses equipamentos pode não ser das tarefas mais fáceis, já que contam com centenas de funções e aplicativos.

Mas o que fazer para conhecer todas as ferramentas de um smartphone? Segundo especialistas, a principal dica é ter em mente quais as funções que o cliente deseja em um aparelho celular. “Muitos clientes nos procuram querendo apenas um smartphone, mas sem saber o que realmente precisam num aparelho. Então durante a primeira conversa com cliente vamos orientando pra fazer uma compra acertada. Esse é o primeiro passo”, conta Eliane Roque, consultora da operadora Vivo.

De acordo com Eliane, a principal dúvida dos clientes é sobre a agenda telefônica. Segundo a consultora, grande parte dos usuários tem dificuldades em fazer a migração dos contatos de um aparelho para outro. “Isso ocorre porque cada equipamento tem sua maneira de fazer essa atualização. Alguns fazem por e-mail, outros copiam do chip e há os que fazem atualização até por e-mail”, diz.

Aplicativos e redes

Outra orientação importante passada para os novos usuários de smartphones é sobre os aplicativos, que são programas especialmente desenvolvidos para celulares, que executam as mais variadas funções. “Mostramos quais os aplicativos mais interessantes para o comprador. Depois mostramos com obter esses aplicativos através do próprio aparelho e mostramos como usar”, relata a consultora.

As redes sociais também são alvos de dúvidas. Segundo Elaine, muitos acham que as redes são acessadas da mesma maneira que num computador. “São plataformas diferentes, apesar das mesmas funcionalidades. Há algumas diferenças na navegabilidade e no próprio layout. Além disso, nos smartphones o acesso às redes sociais é feito pelos aplicativos, então para entrar num Twitter ou Facebook, basta dar um toque. Diferentemente de um computador comum”, explica.

A agente de viagens Cristiane Drefahl escolheu um celular com acesso às redes sociais e câmera com boa qualidade de imagem. “Decidi comprar um smartphone para ter sempre acesso ao meu e-mail e às redes sociais. No momento de comprar decidi pelo modelo com as características que me interessavam e já perguntei sobre as outras funções dele. Com certeza, vou utilizá-lo muito mais do que pensei”, conta.

Voltar ao topo