TJ do Paraná recebe 45 mil recursos em dois anos

Relatório divulgado pelo Departamento Judiciário do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná revela os números de recursos que deram entrada na corte, no período de 2001/2002, correspondente à gestão do desembargador Vicente Troiano Netto. No total, foram autuados 45.233 processos, sendo que a autuação de cada um implica sua análise para extração de, pelo menos, dez elementos a serem registrados, além da triagem prévia de competência.

Desse volume, 31.196 feitos foram distribuídos, tendo os demais sofrido mero encaminhamento, como embargos de declaração e agravos regimentais, entre outros. Salienta o relatório que, em cada um deles, foi efetuada pesquisa para verificação de prevenção.

O número de julgamentos também atingiu a quantia significativa de 36.618 processos julgados por acórdão e por decisão monocrática.

Movimentação

Somando-se toda a movimentação processual efetuada ao longo do ano, incluindo-se conclusões, devoluções, publicações, registro de acórdãos, vistas, inclusões de feitos em pauta, remessa e devolução de processos, carga de autos, baixa, remessa à seção de arquivo, recebimento de processos dos Tribunais Superiores, entre outros, tem-se um total de 902.393 movimentos processuais, realizados em 80.610 processos movimentados.

Por outro lado, o número de informações acerca da movimentação processual também impressiona: 139.930 extratos obtidos por meio das máquinas de auto-atendimento; 53.829 processos informados por via telefônica, pelo serviço de teleprocessos; e 936.178 e-mails enviados contendo informações sobre a movimentação processual ? além de terem sido consultados via Internet, pelo número, 1.613.746 processos.

Em 2001, foram finalmente ampliadas as instalações do Departamento Judiciário, o que não só trouxe maior comodidade aos usuários e funcionários, como propiciou significativa melhoria no fluxograma de atividades, resultando em otimização na prestação de serviços às partes e seus advogados.

Melhorias

As dificuldades decorrentes da falta de pessoal foram minimizadas em virtude da lotação de dezenove servidores.

Foram implantadas as seções da 7.ª e 8.ª Câmaras Cíveis e do 4.º Grupo de Câmaras Cíveis, acompanhando a instalação dos respectivos órgãos julgadores

Em 2002, as relações de despachos e acórdãos enviadas à Imprensa Oficial, para publicação, passaram a ser remetidas àquele órgão somente por meio eletrônico, abolindo-se a impressão em papel, com economia de tempo e dinheiro.

O departamento ganhou também novos microcomputadores e seis impressoras a laser.

Voltar ao topo