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Tire as dúvidas sobre o melhor plano de celular para você

A funcionária pública Luciene Monteiro há um ano mantém chips de duas operadoras em seu celular. Para ela, isto representa economia: com uma das linhas conversa com seus amigos que moram em Curitiba e com o outro chip liga para a família no Rio. “Com estes dois chips pré-pagos eu economizo bastante. Pra mim, o pós-pago não vale a pena e, como não há nenhuma operadora que atenda todas as minhas necessidades, sigo com duas”.

Muitas pessoas também utilizam mais de um chip.

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Mas será que isso é um bom negócio para todos? Segundo especialistas, para não ter que arcar com os custos de várias linhas e para não sentir o impacto no bolso, ao escolher um plano, é preciso ter atenção e uma boa dose de
autoconhecimento.

Segundo a economista e coordenadora do curso de Ciências Econômicas da FAE, Solidia Santos, antes de escolher entre um pacote pré e pós-pago o primeiro passo é saber quais são suas necessidades, se você faz um uso pessoal ou utiliza o aparelho pra trabalhar. “Antes de escolher o plano ou a operadora é necessário verificar qual é a empresa que seus familiares, amigos e contatos profissionais utilizam. Se você optar pela empresa que concentra a maior parte dos seus contatos, sua conta ou consumo de créditos será menor. Você também deve verificar se na sua região existe cobertura e saber qual é o índice de satisfação dos clientes e a qualidade dos serviços”, explica.

Em caso de problemas

A orientação da diretora do Procon-PR Claudia Silvano, para quem enfrenta dificuldades no relacionamento com uma operadora de telefonia celular é registrar sua reclamação na plataforma www.consumidor.gov.br, lembrando de guardar todos comprovantes e prints (da tela do computador) de promoções.

“Exija as informações por escrito e guarde as cópias de contratos e promoções oferecidas. Elas servem como documentação para um a futura reclamação. O problema das operadoras é que elas oferecem um serviço complexo, sem comunicar o consumidor de uma maneira simples e correta”.

Outra dica é procurar por simulares que são disponibilizados nos sites das principais operadoras do país. Com esta ferramenta, o consumidor consegue estimar seu consumo mensal ou diário de minutos para ligações, SMS e uso da franquia de dados.

Custo vs benefício

Para a economista Solidia, a pesquisa de preços por planos e por minutos, benefícios e promoções, cobertura e o custo dos aparelhos é importante. Para quem usa a internet com frequência e se comunica pelo Whatsapp, por exemplo, plano com maior franquia de dados é mais interessante. “As pessoas estão utilizando menos as ligações. Mas o pacote de dados só será bem utilizado se sua rede de contatos estiver conectada à internet”. Na escolha entre pré e pós-pago, vale a dica de saber mais sobre seus hábitos.

“Se você utiliza o celular para fazer muitas ligações ou consume muitos dados de internet, o plano pós-pago é melhor e oferece os melhores valores. Os pré-pagos normalmente oferecem acesso limitado de dados. Se a utilização for pequena, somente para o dia a dia e se o consumidor tiver disciplina, o pré-pago é mais vantajoso”, indica a economista. O ideal é analisar as informações que vêm descritas na conta. Já para os clientes dos planos pré-pagos, a dica é monitorar o consumo diário, anotando informações sobre o uso da internet e o número de ligações efetuadas. Dá pra instalar aplicativos no celular que ajudam medir o consumo.