Servidores do Meio Ambiente pedem reajuste salarial

Servidores do Meio Ambiente aguardam posicionamento da secretaria relação ao reajuste e à incorporação da Gratificação pelo Exercício de Encargos Especiais (GEEE) para decidir se iniciam ou não a operação padrão. Os funcionários pedem reajuste de 35% e que a gratificação seja incorporada ao salário, podendo, desta forma, ser levada à aposentadoria.

Cálculos do Sindicato Estadual dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (Sindiseab) apontam que a defasagem do benefício chega perto de 80% em comparação a 2002, quando foi criada. “Na época foi dada como gratificação, mas na realidade consideramos como salário, em um momento de arrocho salarial muito grande”, lembra a presidente da entidade, Elci Terezinha Veiga Costa, que afirma que desde então não houve nenhum reajuste.

Mobilização

Hoje os trabalhadores participam de plenária e na próxima semana está marcada assembleia para avaliar a proposta do governo. A mobilização dos servidores envolve diversos setores, como licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental, plantão de acidentes de cargas perigosas, atendimento ao público e outros. O secretário da pasta, Jonel Iurk, afirmou que irá atender a imprensa para falar das reivindicações dos funcionários na tarde de hoje.

Voltar ao topo