Servidores da Saúde terão jornada de 30 horas de trabalho

Todos os enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal e técnicos em saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde passarão a ter carga horária de 30 horas semanais, a partir de 1.º de março. A mudança da carga horária resulta da aprovação de projeto de lei encaminhado à Câmara de Curitiba pelo prefeito Luciano Ducci.

Com a alteração da carga horária semanal, é necessária a reorganização das escalas de trabalhos dos servidores que ocupam esses cargos. As equipes estão sendo adequadas, de forma a não comprometer o atendimento à população. Para isso, serão contratados aproximadamente 200 auxiliares de enfermagem e 100 enfermeiros.

Carga horária

Em reunião com representantes da prefeitura e do Sindicato dos Servidores, na quarta-feira, a comissão definiu que os servidores dos oito CMUM, os Centros Municipais de Urgências Médicas, trabalharão seis horas por dia. A previsão de dois fins de semana (folgando sábado e domingo) por mês foi um dos critérios considerados para a definição das escalas.

Os servidores do turno diurno terão carga horária semanal de 30 horas, com 6 horas diárias de trabalho e os plantões de fim de semana com carga horária de 6 horas no turno. Apenas os que trabalham à noite terão jornada de 12 horas seguidas de 60 de folga.

Unidades

Para quem trabalha em unidade básica, a jornada diária será de 6 horas de trabalho. Os que atuam na Estratégia de Saúde da Família, trabalharão 6 horas e mais duas dentro do Regime Integral de Trabalho. As atas das reuniões que tratam deste tema estão disponíveis no portal RH 24 Horas (http://rh24h.curitiba.pr. gov.br). Basta clicar no banner Mesa Permanente de Estudo e Negociação.