Semana Nacional do Trânsito começa na quinta em Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria de Educação e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), realiza de 18 a 25 deste mês a  Semana Nacional do Trânsito. Esse ano, o tema é “A Criança no Trânsito” e tem o objetivo sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança.  A Cerimônia de abertura será nesta quinta-feira (18) a partir das 9h na Escola Prática Educativa de Trânsito do DER, que fica na rua Castanheira, nº 175, no Jardim Leonor.
 
De acordo com a relações públicas da CMTU, Juliana Barbosa, o tema deste ano foi definido baseado nas estatísticas do trânsito. “O Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] detectou que o trânsito é a principal causa de mortes por acidentes envolvendo crianças de até 14 anos”, destacou. Ainda segundo ela, os municípios não eram obrigados a trabalhar a temática, mas a CMTU gostou do desafio.
 
Juliana Barbosa disse que a criança está mais vulnerável no trânsito no embarque e no desembarque, sobretudo nas escolas, uma vez que ela pode atravessar no meio dos carros. Ainda segundo ela, há uma parceria entre a CMTU e a Escola do Trânsito, para orientar as crianças das escolas municipais. “Diariamente eles recebem alunos da 3ª e 4ª séries para dar dicas de segurança sobre o trânsito”, informou.
 
Para a relações públicas, o adulto é o principal responsável pela proteção da criança. “O motorista precisa se conscientizar que a criança de até 10 anos, deve ir no banco de trás, além do bebê usar a cadeirinha.” Aproximadamente 30 entidades participam da organização. “Como o nosso foco é a criança, montamos uma programação mais lúdica”, disse.
 
Ainda de acordo com ela, uma das principais propostas é orientar os educadores da rede municipal de ensino sobre as necessidades de trabalhar o tema com as crianças. “Além disso, assim como no ano passado, durante um período, as multas de trânsito de classificação média ou leve poderão ser trocadas por palestras educativas”, ressaltou.