Cobrança

Sem-teto cobram urbanização de área no CIC

Famílias sem teto da Vila Nova Primavera entregaram, na manhã de ontem, carta à vice-prefeita Mirian Gonçalves pedindo apoio da prefeitura para urbanização da área. Cerca de 400 famílias ocupam, desde 28 de setembro de 2012, área particular de aproximadamente 25 mil metros quadrados na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

A dona de casa Naná mora na invasão e se diz muito esperançosa com a possibilidade de sair do aluguel. “Eu já não podia mais pagar aluguel de R$ 250 para morar em apartamento de quarto e banheiro, no Campo Comprido. Quando soube da Vila Nova Primavera, peguei o cobertor, colchão e algumas panelas e tomei coragem”, comenta.

Segundo o representante do Movimento Popular por Moradia (MPM), Crisanto Figueiredo, os moradores querem apoio da prefeitura para o projeto Minha Casa Minha Vida Entidades, modalidade em que o governo federal dispõe recursos para projetos habitacionais debatidos entre entidades sociais e empreiteiras. “A empresa Damiani Engenharia já entrou com ação de despejo, que foi negada. O que a gente está buscando é que o governo federal compre o local para a construção de moradias populares”, explica.

Orientações

A carta entregue à vice-prefeita, informa que já aconteceram reuniões com a Cohab, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Habitação e Câmara de Curitiba, onde tramita projeto de lei do aluguel social, o auxílio-moradia. A Cohab informa que foi procurada em outubro para auxiliar no caso e deu as orientações necessárias, já que a tramitação deve acontecer na Caixa. Além disso, a prefeitura também não tem poder de decisão na negociação. O próximo passo é entrar em acordo com o proprietário do terreno.