Seed municipalizará apenas uma escola

O secretário de Estado da Educação, Mauricio Requião, com uma equipe técnica, definiu que apenas uma escola da rede estadual de ensino será municipalizada. A resolução partiu após visita as onze instituições previstas no processo, com acompanhamento da realidade de cada uma delas, condições de infra-estrutura e número de alunos.

“A preocupação maior é manter a qualidade da educação e ter a certeza de que este processo será interessante para a comunidade educacional. Esta deve ser uma medida serena, equilibrada e que não cause impactos”, diz o secretário Mauricio Requião.

A Escola Estadual Nympha Maria da Rocha Peplow, nas Mercês, é a única que será municipalizada. O processo ocorrerá gradativamente (uma série por ano) e deverá ser completado em 2007. A escola deixará de ofertar ensino de 5.ª a 8.ª séries. Os alunos poderão estudar no Colégio Estadual Bom Pastor, também nas Mercês, que continuará a disponibilizar 1.ª a 8.ª séries.

A visita do secretário também resultou na extinção também gradativa da Escola Estadual Santa Cruz, no bairro Boa Vista, e da Escola Estadual Renê Reis, no Cajuru, que oferecem ensino de 1.ª a 4.ª séries.

A justificativa é de que a Escola Santa Cruz funciona em imóvel alugado e atende a um pequeno número de alunos que não pertencem à comunidade local. Já a Renê Reis têm duas sedes distantes dois quilômetros uma da outra e a estrutura dos prédios está bastante ruim. De acordo com a chefe do departamento de infra-estrutura da secretaria, Ana Lúcia Schulhan, há outras escolas na região que podem absorver estes alunos.

A Escola Estadual Francisco de Assis, nas Mercês, continuará a ofertar ensino de 1.ª a 4.ª séries normalmente. Já a Escola Estadual Arthur Ribeiro de Macedo, no Seminário, que vem tendo redução gradual do corpo discente a cada ano, terá prazo de um a dois anos para buscar mais alunos.

Em relação à Escola Estadual Manoel Ribas, no Padro Velho, o secretário não aceitou a proposta da prefeitura de substitui-la por um centro integral infantil e de 1.ª a 4.ª séries. O motivo é a falta de segurança dos alunos, que teriam de freqüentar o Colégio Hildebrando de Araújo, no Jardim Botânico, enfrentando gangues rivais. O Hildebrando continuará a ofertar os ensinos fundamental e médio.

A João Turin, no Água Verde, que também estava prevista para o processo de municipalização, continuará mantida pelo Estado. Ela irá cessar gradativamente a oferta de 1.ª a 4.ª séries, a partir do próximo ano, reforçando de 5.ª a 8.ª séries e passará a oferecer segundo grau.

Outras duas escolas não sofrerão alterações. O Colégio Estadual Guaíra, no Rebouças, que oferta ensino de fundamental e médio e poderá absorver alunos da João Turin, e a Escola Estadual Angelo Trevisan, em Santa Felicidade, de 1.ª a 4.ª séries.

A Secretaria informa que os professores das escolas em processo de mudanças não perderão suas vagas. Eles poderão, de acordo com seus interesses, dar aulas nas atuais escolas ou ainda serem remanejados.

Voltar ao topo