Saúde monitora água para evitar toxoplasmose

A Secretaria da Saúde começou a monitorar todos os reservatórios de água que abastecem os municípios para evitar o aparecimento do protozoário causador da toxoplasmose. A medida tem o objetivo de impedir um novo surto da doença, como o que aconteceu no ano passado, em Santa Izabel do Ivaí, e que acabou causando a morte, na última quarta-feira, do bebê Guilherme Gomes Maia, de 8 meses.

O bebê contraiu a doença ainda durante a gestação, no surto que atingiu Santa Isabel do Ivaí, entre 2001 e o início do ano passado e que infectou mais de 400 pessoas. A nova administração da Secretaria da Saúde estabeleceu como uma de suas prioridades o controle dos reservatórios de água.

A Secretaria também está dando total atenção, em parceria com as autoridades municipais de saúde de Santa Izabel do Ivaí, a todas as vítimas da doença, com ações como: exames de laboratório, medicamentos e toda assistência médica gratuita; além do apoio e assistência da Escola Paulista de Medicina.

A doença foi causada pelas fezes de uma ninhada de gatos infectados, que estavam na caixa d´água municipal. Uma nova caixa está sendo construída pelo município. Essa e todas as demais caixas de água que abastecem as cidades do Estado serão constantemente monitoradas por técnicos credenciados pela secretaria de Estado da Saúde.

Voltar ao topo